Escola de Enfermagem promove resgate histórico do curso em exposição fotográfica

Atividades marcam a comemoração da Semana Nacional da Enfermagem

A Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG se uniu para organizar o evento “A centralidade da enfermagem na atenção integral à saúde”, nos dias 16, 17 e 18/05, a fim de comemorar de forma simbólica e instrutiva a Semana Nacional da Enfermagem, data celebrada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) entre os dias 12 e 20/05.

A abertura do evento, realizada na manhã de 16/05, contou com a exposição “A história da Enfermagem na UNIFAL-MG: lutas, conquistas e desafios”, momento em que professores e alunos se reuniram no Hall do Prédio V para apreciar a linha do tempo criada com fotos e informações sobre o curso de graduação da Instituição. Na ocasião, a Vice-Diretora da Escola de Enfermagem, Profa. Maria Betânia Tinti de Andrade, fez um resgate histórico evidenciando a trajetória do curso que foi um dos primeiros a se consolidar na Universidade.

Em seguida, as coordenadoras do evento, Profa. Patrícia Scotini Freitas e Profa. Simone Albino da Silva, e a coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Roberta Seron Sanches, agradeceram o apoio dos acadêmicos e enfatizaram que a celebração da Semana de Enfermagem é um momento concreto, representativo e didático para a profissão. “Participar é importante, pois nessa semana, buscamos visibilidade e valorização da nossa categoria profissional, evidenciando sua singularidade e importância para com os aspectos que tangem a saúde”, disse a Profa. Patrícia.

Na quinta-feira (17/05), a Profa. Maria Regina Martinez ministrou a palestra sobre Enfermagem Agora (Nursing Now), projeto de três anos em prol da valorização dos enfermeiros, enfermeiras e parteiras que possui o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da duquesa de Cambridge, Kate Middleton. (Saiba mais aqui!)

O encerramento das atividades do evento foi marcado pela doação voluntária de sangue no posto de coleta da Santa Casa de Alfenas. O “Gesto concreto pela vida: doação de sangue”, aconteceu durante toda a tarde desta sexta, com o apoio da comissão organizadora, comunidade acadêmica e externa.

Vale lembrar que a 33ª Semana de Enfermagem acontecerá nos dias 19 e 20/06, com o tema  “A Centralidade da Enfermagem nas dimensões do cuidar”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo CAEX.