Núcleo das Licenciaturas debate Direito à Educação na UNIFAL-MG

Contexto atual foi apresentado por coordenador-geral da campanha nacional sobre o tema

“O Direito à Educação no Contexto Atual: Reformas e Alternativas” foi o tema da palestra promovida pelo Núcleo das Licenciaturas e da Pró-Reitoria de Graduação da UNIFAL-MG, no dia 17/05, sob a coordenação da professora Sandra de Castro de Azevedo, do Instituto de Ciências da Natureza (ICN).

Acadêmicos e docentes dos cursos de licenciaturas da Universidade, bem como professores e gestores das redes municipal, estadual e particular da educação básica de Alfenas se reuniram no auditório para prestigiar a palestra ministrada pelo professor Daniel Cara, coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. A palestra também foi transmitida para alunos de oito polos do curso Pedagogia EAD, por meio de webconferência.

Este foi o primeiro evento realizado pelo Núcleo das Licenciaturas da Universidade e de acordo com a organização, a proposta da atividade foi ampliar a discussão sobre a educação enfatizando as reformas na educação básica e nos cursos de formação de professores, a fim de criar um espaço para que os alunos e professores das diferentes licenciaturas e, também, professores da educação básica pudessem juntos refletir sobre a educação.

Durante a abertura, a pró-reitora de Graduação, Profa. Lana Ermelinda da Silva dos Santos, que representou a Reitoria na oportunidade, ressaltou a importância dos trabalhos empreendidos pelo Núcleo de Licenciaturas. “Formar professor é um desafio não só para a UNIFAL-MG, é um desafio para o país. Precisamos de professores bem qualificados, que interfiram na formação dos nossos alunos do ensino médio, do ensino fundamental, de forma que quando eles chegarem à Universidade, eles já conheçam o Núcleo, o universo onde eles estão inseridos e venham aqui para terminar sua formação”, afirmou.

Profa. Lana aproveitou para cumprimentar o Núcleo das Licenciaturas por ter aceitado o desafio de participar da Política de Formação de Docentes da UNIFAL-MG. “Parabéns, professores e professoras que fazem parte do Núcleo das Licenciaturas, eu tenho muito orgulho de vocês”, enfatizou.

Em sua fala, a organizadora do evento, Profa. Sandra, agradeceu a presença do público que lotou o auditório Dr. João Leão de Faria.

Para contextualizar o trabalho do Núcleo das Licenciaturas, Profa. Sandra compartilhou algumas conquistas da atuação do grupo, como o reconhecimento da carga horária de estágio para os professores que orientam o estágio e o processo de pensar as Licenciaturas a partir das novas diretrizes de formação de professores. “O Núcleo se dedicou neste trabalho durante um longo tempo, houve uma reunião de discussões com todas as licenciaturas, com os colegiados, e foi um momento muito produtivo para gente pensar no profissional, no professor que a Universidade Federal de Alfenas quer formar”, salientou.

O palestrante convidado foi apresentado pela vice-coordenadora do evento, Profa. Juliana Miranda Filgueiras, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).

Doutorando em Educação na Universidade de São Paulo, Prof. Daniel Cara é mestre em Ciência Política também pela Universidade de São Paulo e Bacharel em Ciências Sociais pela mesma Universidade. Atualmente ele é coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, e membro titular do Fórum Nacional de Educação como representante dos movimentos em defesa da educação. No Fórum Nacional de Educação, o palestrante ocupa a cadeira da Campanha Nacional pelo Direito a Educação.

O convidado abordou a perspectiva da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, apresentando como se deu a política de educação nos últimos anos e como a educação está se desenvolvendo a partir da mudança de governo, ocorrida recentemente, e também perante a crise econômica pela qual passa o país.

Prof. Daniel falou da maneira como o direito à educação apresenta os seus desafios dentro da crise econômica e mostrou a relevância da formação de professores para agenda global. “Nós temos um trabalho muito dedicado à questão nacional, mas que também tem uma esfera internacional muito importante para mostrar como isto tem acontecido ao redor do mundo”, disse. Conforme o palestrante, a escola de formação de professores tem um papel cada vez mais relevante no cenário internacional, uma vez que a Organização das Nações Unidas aprovou, no ano passado, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os quais apontam a importância da educação no ambiente das Nações Unidas para a comunidade internacional. “O direito à educação é um direito humano e é parte fundamental do desenvolvimento pleno dos cidadãos”, frisou.

Ao final da explanação, os participantes interagiram com o palestrante, que esclareceu dúvidas acerca do contexto atual da educação.