Projeto “Observatório da Crise Brasileira” será lançado na UNIFAL-MG, dia 31/05

Iniciativa do ICHL pretende ser espaço de reflexão e produção do conhecimento. Não perca!

Em meio ao turbulento cenário político brasileiro, carregado de implicações para todos os brasileiros, o Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG lança na próxima terça-feira, 31/05, o projeto “Observatório da Crise Brasileira”.

Conforme explica o diretor do ICHL, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, este projeto pretende ser um espaço de reflexão e produção de conhecimento a partir do olhar das humanidades sobre a grave crise que afeta pessoas e instituições no país, buscando assim, cumprir seu papel acadêmico e cidadão.

No primeiro encontro, o foco recairá sobre os possíveis impactos da atual crise sobre a educação no Brasil. Para discutir o tema, foram convidados três professores com reconhecida experiência e produção científica, que a partir de suas diferentes e qualificadas perspectivas, apresentarão dados, análises e depoimentos visando contribuir com a compreensão do momento atual. Confira:

Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Alfenas (1986), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é reitor da UNIFAL-MG, presidente do Fórum dos Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes), 3º vice-presidente do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), presidente da Comissão de Política de Recursos Humanos da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), onde também integra a Comissão de Orçamento.

Profa. Geovania Lúcia dos Santos

Professora de Política Educacional e Gestão Escolar do Departamento de Ciências Humanas do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG, bacharel e licenciada em História (1995/96) e mestre em educação pela UFMG (2001), com pesquisa em Educação de Jovens e Adultos. Doutoranda na Faculdade de Educação da UFMG, desenvolvendo pesquisa acerca dos efeitos sociais da formação superior entre adultos com antecedente escolar na EJA.

Prof. Luis Antônio Groppo

Pesquisador do CNPq, possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Desde 2013, é professor da Universidade Federal de Alfenas/MG (Unifal-MG), atuando nos cursos de graduação em Ciências Sociais, Pedagogia e História e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Foi docente do Programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), entre 1998 e 2013. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação e Sociologia da Juventude, assim como na área de História dos movimentos estudantis. Atua principalmente nos seguintes temas: juventude, movimento estudantil, sociologia da educação, educação não formal, educação sociocomunitária, práticas socioeducativas etc.

Não perca! A partir das 19h, no auditório Dr. João Leão de Faria.

O evento contará como atividade formativa, com emissão de certificado.

Com informações: Sandro Amadeu Cerveira, diretor/professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG