Importância da História para o Direito é ressaltada em palestra em Varginha

Integrantes do mestrado em História da UNIFAL-MG participaram de atividade na Fadiva

No dia 16/03, o professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) e do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica (PPGHI) da UNIFAL-MG, Cláudio Umpierre Carlan, e a mestranda do PPGHI, Priscilla Guimarães Cornélio, ministraram palestra no auditório da Faculdade de Direito de Varginha (Fadiva), sobre o tema "História, Direito e o Processo Civilizatório".

A atividade envolveu os alunos dos primeiros períodos do curso de Direito. "É de suma importância a conexão de dois saberes, que, no caso, trata-se de História e Direito, uma vez que dessa forma é possível a busca pelo significado dos processos de alteração das estruturas jurídicas. Diante disso, é possível compreender a vida jurídica de um povo em todos os seus aspectos", comentou a coordenadora adjunta de curso, a professora de História do Direito, Brígida Paiva.

A mestranda Priscilla, que é também professora da Fadiva, proferiu sobre o tema "O Tribunal Inquisitorial e seus resquícios no atual código do processo penal". Priscilla também relatou a satisfação em receber seu orientador de mestrado, o Prof. Carlan para palestra, e intensificou a importância da História no âmbito do Direito: “Foi uma imensa satisfação receber meu orientador de mestrado na nossa instituição e, sem dúvidas, o professor agregou muitos conhecimentos aos alunos que estavam presentes", disse, acrescentando: "A função da História do Direito é a de fazer o aluno observar que o Direito se relaciona com o seu tempo e contexto e que o Direito Contemporâneo é resultado de um complexo de relações presentes na sociedade e que progride com a vontade de modificá-lo e revolucioná-lo”.

Com informações e fotos: Facebook da Faculdade de Direito de Varginha - Fadiva