Inauguração de novos espaços consolida o curso de Medicina da UNIFAL-MG

Versão para impressãoEnviar por email
Estruturas representam ganhos à formação do aluno e à assistência médica para população

Na manhã desta segunda-feira, 12/03, a Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG inaugurou dois novos prédios na Unidade Educacional Santa Clara em Alfenas, idealizados para o ensino médico, os quais consolidam a implantação do curso de Medicina da Universidade, iniciado em 2014. A cerimônia contou com a presença do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação – MEC, Paulo Barone, e autoridades de Alfenas e região.

O prédio de Base de Técnicas Cirúrgicas (BTC) e o prédio da Clínica de Especialidades Médicas (CEM) foram construídos de acordo com as diretrizes curriculares do MEC, recebendo mais de R$ 12 milhões em investimentos para a estrutura e aquisição de equipamentos. “Esses prédios, somados à estrutura já existente na Instituição e a oferecida por nossos parceiros, da Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde de Alfenas, assim como da Santa Casa de Alfenas, da Prefeitura Municipal de Varginha e seus hospitais: Bom Pastor e Regional, irão contemplar todo o ensino médico da UNIFAL-MG”, enfatizou o professor Roberto Conde, coordenador da Clínica de Especialidades Médicas, durante a cerimônia.

Em seu pronunciamento, Prof. Roberto agradeceu a confiança da Reitoria e o trabalho empreendido pela gestão 2014-2018 que permitiram a idealização e a construção dos prédios para atender às demandas do curso. Despedindo-se da coordenação do curso, o professor desejou sucesso aos sucessores fazendo votos de que mantenham o mesmo ideal dos trabalhos realizados até o momento. “Não haveria outra razão para todo esse investimento humano e financeiro senão o de ensinar, preparar e formar nossos alunos, como seres humanos comprometidos com a bioética e com a caridade, em profissionais competentes, em favor de nossos cidadãos, em sua maioria, carentes de saúde física e psicológica, mas, principalmente, carentes de amor”, destacou.  

Prof. Roberto lembrou ainda que a inauguração dos prédios marca o início de uma ação educativa, uma ação assistencial e também social que a Instituição deixa para a posteridade como um legado a ser reconhecido. “Aqui nesta casa profissional se plantará o bem e se promoverá o alívio do sofrimento e das dores e enfermidades. Aqui se prolongará a vida em quantidade e qualidade. Aqui haverá de se contemplar o ser humano com justiça e amor, acolhê-los em sua essência e fazer jus ao juramento Hipócrates datado 400 anos antes de Cristo.”

Fazendo uso da palavra, a diretora da Faculdade de Medicina, professora Evelise Soares, manifestou alegria por participar do momento e resgatou parte da trajetória de idealização dos espaços até chegar à construção. Segundo a diretora, foram muitas reuniões e parcerias estabelecidas para chegar à consolidação. “Hoje eu me sinto muito realizada porque eu consigo junto a toda essa equipe que se empenhou e nos ajudou, para entregar esses prédios a vocês”, disse, dirigindo-se aos alunos presentes.

Em meio a agradecimentos pelo apoio recebido das pró-reitorias, da Escola de Enfermagem que acolheu o curso quando foi implantado e o empenho do reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, para a realização, Profa. Evelise salientou também a emoção que sente ao pensar na quantidade de pacientes que passará pela Clínica de Especialidades Médicas e na formação que os estudantes terão.  

Ao se referir ao prédio de Base de Técnicas Cirúrgicas, a professora afirmou que será referência-modelo e no quanto isso a deixa feliz pelas habilidades que serão aprimoradas em prol da assistência à população. “Eu estou extremamente feliz com este momento e mais feliz ainda de ver a carinha dos meus alunos com este brilho no olhar; então, que vocês consigam fazer uma Medicina de excelência, de qualidade, e que a nossa proposta pedagógica, que é uma Medicina voltada para atenção ao paciente, humanizada, tenha neste espaço um veículo para tudo isto”, complementou.

Presente na solenidade, o prefeito de Alfenas, Luiz Antônio da Silva, relembrou toda mobilização da população junto ao Conselho Universitário da UNIFAL-MG em 2009, para a criação do curso de Medicina. O prefeito falou também da parceria com a Universidade, ressaltando a importância da valorização da EFOA e sua transformação em UNIFAL-MG, na geração de receita e desenvolvimento para o município.

Em seu discurso, o reitor, Prof. Paulo Márcio, afirmou que a inauguração desses espaços consolida a implantação do curso de Medicina na UNIFAL-MG e toda a área de saúde da Universidade, a partir do modelo de saúde humanizada, cujo princípio prevê o atendimento ao paciente na sua integralidade. “A UNIFAL-MG sempre foi conhecida como uma instituição voltada para a área de saúde, e faltava a Medicina, a mãe das ciências médicas, que soma-se a todos os outros cursos da Universidade, assim como a Fisioterapia, que também é um curso recente e já é destaque devido à clínica especializada que atende a toda região de Alfenas”, frisou.

O reitor agradeceu o governo federal anterior pelos investimentos feitos na Instituição, os quais possibilitaram a expansão dos campi e cursos, e também ao atual governo, que honrou os compromissos com a Universidade. “A concretização dessa obra foi feita graças à atenção do Ministério da Educação em atender ao que foi estabelecido e na fase final contou também com recursos provenientes da ajuda do deputado Carlos Melles”, pontuou.

Celebrando a inauguração, Prof. Paulo Márcio falou do quanto é gratificante poder ver a obra finalizada. “Eu tenho a convicção que este instrumento vai permitir que a Medicina da UNIFAL-MG não fique nada a dever para nenhuma outra instituição de ensino do país em termos de qualidade”, afirmou.

O deputado Carlos Melles também fez uso da palavra para se colocar à disposição da Universidade a fim de continuar contribuindo para o que chamou de “bom plantio” e “boa colheita” para a comunidade UNIFAL-MG.

Transmitindo cumprimentos em nome do ministro da Educação, Mendonça Filho, o secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Barone, finalizou os pronunciamentos destacando que a conclusão da obra e o funcionamento da nova estrutura de atenção em saúde além de agregarem à formação médica, agregam também à assistência à saúde da população local e da população regional que têm Alfenas como um polo de atenção. “A criação dessa estrutura que está aqui hoje, que é uma estrutura de atenção secundária, e que integrará às outras estruturas de atenção de saúde do município, é um fator que qualificará tanto a formação por um lado quanto a assistência do outro e isso é absolutamente importante porque fixa a cooperação, que é a palavra-chave que deve orientar tanto a ação da universidade frente à sociedade quanto a formação de recursos humanos, especialmente, no campo da saúde em que a ligação com a prática da atenção à saúde é indispensável”, declarou.

Durante a solenidade, a UNIFAL-MG celebrou convênio com o Hospital Regional do Sul de Minas, localizado em Varginha, para atividades de estágio obrigatório dos alunos do curso de Medicina. O termo foi assinado pelo reitor, Prof. Paulo Márcio, e pelo diretor do Hospital Regional, Rogério Bueno.

A cerimônia foi finalizada com o descerramento das placas alusivas à inauguração e visita às instalações dos prédios. 

Também participaram da solenidade: o ex-deputado Geraldo Thadeu e a vice-reitora, Profa. Magali Benjamim de Araújo, que compôs a mesa de honra ao lado do ex-reitor da UNIFAL-MG, professor Antônio Martins de Siqueira, e da secretária de Educação e Cultura de Alfenas, Tani Rose, na oportunidade, representando o deputado Reginaldo Lopes.

CONSOLIDAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA

Recentemente, a Assessoria de Comunicação Social esteve com o estudante Eduardo José Soares Tavares, aluno do 8º período, que relatou sua experiência desde que ingressou na primeira turma do curso de Medicina.

Natural de Muriaé-MG, Eduardo revelou que apesar de ter passado no processo seletivo em outras instituições, bem mais próximas de casa, como em Juiz de Fora, por exemplo, preferiu escolher a UNIFAL-MG, justamente pela oportunidade de fazer parte de um curso que estava iniciando com uma proposta inovadora. “Quando nós chegamos aqui na Universidade, não tínhamos ideia de como seria o curso e em uma reunião de apresentação, a professora Evelise, então coordenadora do curso, nos levou para conhecer a Clínica de Fisioterapia, referência na área, e nos disse que um dia teríamos uma clínica daquela forma”, conta. “Foi igual promessa de mãe e eu pensava que alguém tinha que ser da primeira turma e enfrentar os desafios; então, hoje, eu sinto muito orgulho de ter feito parte de todo esse processo”, comenta.

Conforme o aluno, a gestão sempre se mostrou preocupada com o curso e em oferecer apoio para o desenvolvimento dos estudantes. “A Universidade recebeu a gente com bastante carinho e nós tivemos apoio de outros cursos da saúde, por exemplo, da Enfermagem, que nos acolheu antes da criação da Faculdade de Medicina e foi de fundamental importância para gente chegar onde chegou, assim como o apoio que recebemos de professores de outros cursos na adaptação, como dos professores do curso de Farmácia, que deram aula para gente enquanto professores de Farmacologia da Medicina não eram empossados”, cita.

O aluno destaca um dos diferenciais do curso que mais o agradou: o atendimento voltado para a comunidade. “Nós trabalhamos desde o primeiro período com os atendimentos em PSF’s e essa é uma vantagem do curso, pois você pode ser o melhor médico e fazer o melhor diagnóstico, mas isso não terá importância se não souber conviver e se preocupar com as pessoas”, salienta. Segundo ele, cerca de 80 ou 90% da nossa população morre de doença que exige atenção logo no primeiro atendimento, mas não único, e um dos benefícios da clínica será oferecer o atendimento horizontal, em que o paciente poderá ser acompanhado em todos os seus aspectos. “Isso é muito importante para a prevenção e a clínica, de certa forma, suprirá uma deficiência do SUS, onde a dificuldade do médico permanecer em um só lugar após a residência, também impossibilita o atendimento em longo prazo”, reforça.

Reconhecendo o valor do novo empreendimento, Eduardo expressa gratidão aos envolvidos no processo de consolidação da Medicina: “Eu gostaria de agradecer à professora Evelise, ao professor Roberto, e a todos os professores que acreditaram no curso”, afirma. “Também quero agradecer ao reitor, professor Paulo Márcio, que deu muito apoio para gente e cumpriu com a palavra de entregar a clínica pronta, antes de deixar a Reitoria”, ressalta.

Eduardo iniciará o internato em breve e diz que após a residência, pretende prestar concurso para integrar o corpo docente desta Universidade, responsável pela sua formação.

Galeria de imagens

Leia também: UNIFAL-MG oferecerá atendimento médico especializado para a população