Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - Profiap

Acesse informações

Informe sobre horários de aula para o 2º semestre de 2014

As aulas serão semanais e presenciais no campus avançado da UNIFAL-MG em Varginha.

Disciplinas Obrigatórias:

- Estado, Sociedade e Administração Pública
Prof. Luiz Antônio Staub Mafra
Às terças-feiras às 8h30

- Teoria das Organizações
Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza
Às sextas-feiras às 14h

- Métodos de Pesquisa Aplicados à Gestão Pública
Prof. Hélio Lemes Costa Jr. e Prof. Thiago Caliari Silva
Às quintas-feiras às 14h

Disciplinas Optativas

- Gestão de Contratos e Convênios
Prof. Wesllay Carlos Ribeiro
Às quartas-feiras às 14h

- Tópicos Especiais em Gestão Pública I: Gestão de Pessoas
Profa. Virgínia Donizete de Carvalho
Às quartas-feiras às 8h30

Publicado edital para seleção de discentes para o Profiap. Acesse!

Perguntas Frequentes sobre o Profiap:

O que é o curso Profiap?
O Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap) tem como objetivo capacitar profissionais para o exercício da prática administrativa avançada nas organizações públicas, contribuir para aumentar a produtividade e a efetividade das organizações públicas e disponibilizar instrumentos, modelos e metodologias que sirvam de referência para a melhoria da gestão pública. O Profiap é um curso com oferta nacional, conduzindo ao título de Mestre em Administração Pública, coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior [ANDIFES], associadas em uma Rede Nacional.

Quais são os objetivos do curso Profiap?
· Capacitar profissionais para o exercício da prática administrativa avançada nas organizações públicas;
· Contribuir para aumentar a produtividade e a efetividade das organizações públicas;
· Disponibilizar instrumentos, modelos e metodologias que sirvam de referência para a melhoria da gestão pública.

Qual é o formato do curso Profiap?
O curso Profiap prevê 480h de atividades didáticas, correspondentes a 32 créditos, englobando disciplinas obrigatórias, incluindo o Trabalho de Conclusão Final (TCF), e disciplinas eletivas. O curso fará uso de recursos de TICs para oferta das disciplinas.

Quais são as disciplinas obrigatórias no curso Profiap?
·  Estado, Sociedade e Administração Pública;
·  Teoria das Organizações;
·  Métodos de Pesquisa Aplicados à Gestão Pública;
·  Finanças Públicas e Gestão Orçamentária;
·  Formulação de Políticas Públicas;
·  Gestão de Projetos Públicos.

Quais são as disciplinas eletivas no curso Profiap?
· Direito Administrativo;
· Gestão de Contratos e Convênios;
· Gestão Pública;
·  Administração Estratégica;
·  Gestão Social e Ambiental;
·  Projeto Organizacional;
·  Elaboração e Análise de Projetos;
·  Tópicos Especiais em Gestão Pública I;
·  Tópicos Especiais em Gestão Pública II.

Como será o Trabalho de Conclusão Final (TCF) no curso Profiap?
O TCF versará sobre um projeto organizacional (diagnóstico e/ou proposta de intervenção). As organizações de origem do mestrando serão espaços de multiplicador para realização de pesquisas empíricas para os TCF.

Quais são os requisitos para ingresso no curso Profiap?
A admissão de discentes ao curso Profiap será feita por meio de um Exame Nacional de Acesso que acontecerá uma vez por ano e considerará duas etapas:
a) Resultado do Teste ANPAD; e
b) Resultado do Exame Nacional de Acesso, contendo prova versando sobre temas do conteúdo “Estado, Sociedade e Administração Pública no Brasil” e “Teoria das Organizações”.

Quando é realizado o teste ANPAD?
O teste ANPAD é realizado três vezes ao ano e os resultados possuem validade de dois anos. A versão de setembro do teste Anpad de 2014 será utilizada na seleção da primeira turma Profiap. Para mais informações, acesse: www.anpad.org.br.

Quem pode realizar o Exame Nacional de Acesso?
Diplomados em curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação, em qualquer área do conhecimento.

Quando e onde será realizado o Exame Nacional de Acesso?
O lançamento do edital do Exame Nacional de Acesso é previsto para 30 de junho de 2014. A realização da prova tem previsão para 24 de agosto de 2014, sendo amplamente noticiado o período das inscrições e locais de aplicação via Comitê Gestor Profiap.

Servidores técnicos de universidades públicas (ou outras organizações públicas) têm preferência de vaga no curso Profiap?
Não. A seleção dos discentes acontecerá somente por meio dos requisitos mencionados.

Qual a periodicidade do curso Profiap?
O curso Profiap terá entradas anuais e a previsão de início da primeira turma é outubro de 2014.

Em quais instituições acontecerão o curso Profiap em 2014?
As universidades participantes são:
· Universidade Federal de Rondônia;
· Universidade Federal de Alagoas;
· Universidade Federal de Campina Grande;
· Universidade Federal de Sergipe;
· Universidade Federal de Viçosa;
· Universidade Federal de Alfenas;
· Universidade Federal de Goiás;
· Universidade Federal da Grande Dourados;
· Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Qual é a quantidade de vagas em cada instituição participante do curso Profiap?
A quantidade de vagas disponíveis em cada instituição dependerá da capacidade de orientação dos docentes das instituições participantes do curso Profiap. Outras informações, aguardar lançamento do edital do Exame Nacional de Acesso, com data prevista de lançamento para 30 de junho de 2014.

Informações: Helio Lemes Costa Júnior, professor do Instituto de Ciencias Sociais Aplicadas - ICSA, do campus Varginha da UNIFAL-MG