O Acidente de Trabalho na Enfermagem e demais profissões

Acesse o informativo divulgado pelo projeto Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde

Segundo a Lei 8.213/91, acidente de trabalho é aquele que ocorre devido ao exercício das atividades exigidas a serviço da empresa e leva a comprometimentos físicos e/ou psicológicos, que pode resultar na perda ou redução da capacidade para o trabalho, seja ela de forma permanente ou temporária e até a morte. Um acidente ocorrido no trajeto da residência do profissional para o local de trabalho ou vice-versa, também caracteriza um Acidente de Trabalho. Outros exemplos são: ato de agressão, sabotagem ou terrorismo praticado por alguém que não tenha nenhum vínculo com a empresa ou até mesmo companheiro de trabalho; ofensa física intencional por motivo de disputa relacionada ao trabalho; problemas como desabamento, inundação, incêndio e outros casos acidentais ou decorrentes de força maior e, também, as doenças que vêm como consequência de contaminação acidental do profissional no período de suas atividades.

A cada ano, milhões de trabalhadores acidentam-se em todo o mundo e centenas de milhares morrem durante o exercício profissional. Os últimos registros do Ministério do Trabalho e Previdência Social, de 2014, apontaram 704.136 acidentes, 2.783 óbitos e 15.571 casos de doenças referentes ao trabalho, o que classificou o Brasil em quarto lugar no mundo nesse quesito, atrás apenas da China, Índia e Indonésia.

Em profissões como a Enfermagem, devido ao cuidado direto e constante com pacientes com diversos tipos de patologias, há maiores riscos ocupacionais que podem trazer consequências no âmbito psicológico, econômico e físico. Os acidentes com materiais perfuro-cortantes são frequentes entre os profissionais de saúde devido ao número elevado de manipulação destes materiais. O enfermeiro possui um papel de suma importância no que se refere ao gerenciamento de riscos ocupacionais, atuando como orientador e educador, buscando ações preventivas a fim de sensibilizar a equipe quanto aos métodos de prevenção e, consequentemente, minimizando a ocorrência dos mesmos.

Para prevenir os riscos de acidente de trabalho, uma das primeiras formas é o uso de Equipamento de proteção coletiva e também individual. Outras medidas que devem ser adotadas são: treinamento dos trabalhadores, redução da carga horária de trabalho, conscientização dos funcionários, divulgação dos riscos, instrução sobre medidas preventivas, uso de check lists e placas de sinalização nos locais de trabalho. Os Acidentes de Trabalho podem e devem ser evitados e as mais simples atitudes garantem a segurança do trabalhador.

Colaboraram: PET Enfermagem, Projeto Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde, Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG, Profa. Erika de Cássia Lopes Chaves, Profa. Simone Albino da Silva, ABEN Nacional, Organização Internacional do Trabalho e Previdência Social.