O que é climatério?

Informativo "Comunicação e Informação em Enfermagem" esclarece dúvidas da população

O climatério é a transição entre a fase reprodutiva e a pós-menopausa, sendo a menopausa marcada pela última menstruação. É uma fase longa, que geralmente vai dos 40 aos 65 anos de idade, caracterizada por um período de transformações físicas e emocionais decorrentes da diminuição na produção dos hormônios femininos pelos ovários. Não é uma doença, e nem todas as pessoas tem os mesmos sintomas, mas uma grande parte da população feminina necessita de atenção em saúde para manter a qualidade de vida.

As principais mudanças físicas decorrentes desse período são: ondas de calor, suores noturnos, dores de cabeça, dor nas mamas, dor na relação sexual devido à diminuição dos fluídos vaginais, insônia, sensação permanente de cansaço, dores musculares, unhas quebradiças, pele e cabelos ressecados e até problemas de estômago e intestino. As mudanças psicológicas mais comuns são o nervosismo, a irritabilidade, tristeza sem motivo, diminuição da autoestima e falta de interesse sexual, como se fosse uma tensão pré-menstrual, porém, por um tempo prolongado.

Nessa fase, o enfermeiro pode acolher as mulheres, realizar consultas, orientar sobre o enfrentamento dos principais sinais e sintomas e promover grupos de apoio entre mulheres, bem como realizar o encaminhando aos demais profissionais da equipe de saúde para uma assistência integral. Para alcançar e manter a qualidade de vida, alguns profissionais indicam a terapia de reposição hormonal, outros abordam opções de tratamentos para alívio dos sintomas, que incluem medidas saudáveis, como atividades físicas, alimentação adequada, uso de fisioterapia, homeopatia ou acupuntura. O atendimento deve ser feito de forma individualizada, atendendo as características de cada mulher e preservando a sua autonomia.

Colaboração: PET Enfermagem; projeto Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde; Escola de Enfermagem e Pro-Reitoria de Extensão
Coordenação: Profa. Erika de Cássia Lopes Chaves e Profa. Simone Albino da Silva

Referências consultadas: Ministério da Saúde, SOGESP – Associação de Ginecologia e Obstetricia do Estado de São Paulo, e Revista de Enfermagem Escola Anna Nery, 2009

REFERÊNCIAS:

FREIRE, A. L. et al. Assistência de enfermagem à mulher no climatério e sexualidade: relato de experiência na atenção básica. Revista eletrônica de trabalhos acadêmicos - Universo/Goiânia. v. 1, n.1, 2016.

OLIVEIRA, Z. M. et al. Cuidado de Enfermagem no climatério: perspectiva desmedicalizadora na atenção primária de saúde. Rev. Enferm. UFPE on line. v. 11, n. 2, p. 1032-1043, fev. 2017.

ALVES, E. R. P. et al. Climatério: a intensidade dos sintomas e o desempenho sexual. Texto contexto Enferm. v. 24, n.1, p 64-71, jan-mar. 2015.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde. Manual de Atenção à Mulher no Climatério e Menopausa. Brasília, DF, 2008. Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_atencao_mulher_climater.... Acesso em: 20 out. 2017.