Informativo do Projeto Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde

Versão para impressãoEnviar por email
Confira a edição sobre plantas fitoterápicas

Fitoterapia

2018/Volume 1/ Edição 5

Exemplo de plantas fitoterápicas e sua utilização:

Como antissépticas e cicatrizantes: Algumas plantas medicinais podem ser usadas de forma coadjuvante no tratamento de “pano branco” e “brotoejas”, como é o caso da alcoolatura e do sabão caseiro de alecrim-pimenta, que são excelentes antissépticos. Como cicatrizantes de ferimentos e de queimaduras, podem ser usados também a alcoolatura de confrei e o sumo da babosa.

Contra parasitoses intestinais e verminoses: Nas infecções intestinais causadas por ameba e giárdia, pode ser utilizado o pó das folhas de hortelã, já no caso de infecção por Ascaris (lombriga) ou Oxiurus, pode ser utilizada a pasta das folhas frescas de mastruz.

Adjuvante no tratamento das infecções respiratórias: Algumas preparações como o xarope de guaco, inalação ou banho com eucalipto medicinal, romã cozida e suco de acerola podem ser usadas na gripe e como expectorante.

Doenças diarreicas: Existem plantas que podem ser preparadas para auxiliar no tratamento da diarreia, como o chá do olho da goiabeira e chá de macela. Porém, o chá de macela não é indicado para crianças.

Outros tratamentos: As plantas medicinais ainda podem ser usadas para melhora da dor, como calmante e adjuvante de tratamento em diversas condições.

IMPORTANTE!

As plantas fitoterápicas, se utilizadas indiscriminadamente, podem ser tóxicas e causar sérios problemas. Procure sempre um profissional de saúde para orientá-lo quanto ao preparo e utilização. Nenhuma dessas plantas substitui a consulta médica.

REFERÊNCIAS:

BRASIL.  Ministério  da  Saúde. Práticas Integrativas e Complementares; Plantas Medicinais e Fitoterapia na Atenção Básica/ Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica – Brasília, 2012. 

MATOS, F. J.A.  Plantas Medicinais: Guia de Seleção e emprego de Plantas usadas em Fitoterapia no Brasil. 3. Ed. Fortaleza: Ed. UFC, 2007. 263p

AUTORES: ¹; MELO, R. N. R.¹; FRANCISCO, S. C.; MUNHOZ, A. A. S. G¹.; DOMINGUES, B.S; MORAIS, B. S¹; PAIVA, E. M. C.¹; SILVA, G. C. N.¹; RIBEIRO, J. F.¹; MELO, M. L.¹; NASSIF, M. S.¹; OLIVEIRA, P. E.; FERREIRA, P. M; ¹; ANTONELI, S. O.¹;CHAVES, E.C.; ALBINO, S.A;

COLABORAÇÃO: Programa de Educação Tutorial – PET/Enfermagem – UNIFAL-MG; Escola de Enfermagem; Pró-Reitoria de Extensão.