Informativo do Projeto Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde

Versão para impressãoEnviar por email
Confira a edição sobre reflexoterapia!

Reflexoterapia

2018/Volume 1/ Edição 6

A Reflexologia é uma prática natural utilizada há milhares de anos como coadjuvante na recuperação da saúde e na prevenção de doenças. Porém, apenas atualmente, os estudiosos e pesquisadores buscaram obter amparo científico no contexto teórico e prático da técnica.

O mecanismo de ação da terapêutica se baseia na aplicação de estímulos em áreas reflexas, como pés e mãos, com finalidade de promover o relaxamento e estimular a auto cura do organismo humano. Isto ocorre porque órgãos, glândulas e demais regiões do corpo estão vinculados a pontos reflexos nas mãos e nos pés. Assim, ao massagear um ponto-chave do pé e da mão, é possível realizar a reativação da homeostase e o equilíbrio das regiões do corpo nas quais existe algum tipo de bloqueio ou inconveniente.

Também considerada como uma Prática Integrativa e Complementar, esta terapia é utilizada como um método de avaliação para identificação de disfunções fisiológicas e também no tratamento de diversas condições clínicas como: controle da pressão arterial, da dismenorreia e dos sintomas pré-menstruais, na redução da dor, da constipação crônica, da ansiedade e da depressão, entre outros.

A Reflexoterapia deve ser realizada por um profissional capacitado, pois é uma técnica curativa holística, em que a pessoa é assistida em sua integralidade, considerando sua cultura, sua religiosidade, seus medos, seus tabus e seus enfrentamentos.

A prática é simples e de fácil aplicação, porém, requer conhecimento e habilidade. Pode ser aplicada em qualquer ambiente, desde que o mesmo ofereça comodidade ao cliente e ao aplicador. O ambiente pode ser preparado com música suave e agradável, com aromatização e, ainda, com iluminação indireta.

REFERÊNCIAS: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política nacional de práticas integrativas e complementares no SUS: atitude de ampliação de acesso. 2. ed. Brasília, 2015.

AUTORES: FERREIRA, P. M.¹; FRANCISCO, S. C.¹; MUNHOZ, A. A. S. G.¹; DOMINGUES, B. S.¹; MORAIS, B. S.¹; PAIVA, E. M. C.¹; SILVA, G. C. N.¹; RIBEIRO, J. F.¹; MELO, M. L.¹; MELO, R. N. R.¹; NASSIF, M. S.¹; OLIVEIRA, P. E.¹; ANTONELI, S. O.¹; ALBINO, S.A.; CHAVES, E.C.;

COLABORAÇÃO: Programa de Educação Tutorial – PET/Enfermagem – UNIFAL-MG; Escola de Enfermagem; Pró-Reitoria de Extensão.