Informativo do Projeto Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde

Saiba mais sobre uma das práticas complementares do SUS, a terapia floral

Terapia Floral

2018/Volume 1/ Edição 5

Em março de 2018, a terapia floral foi incluída no SUS como Prática integrativa e Complementar. Ela tem como objetivo promover o autocuidado e a integralidade da atenção à saúde, além de ser economicamente viável.

Os florais podem ser manipulados em farmácias e dispensados em Unidades de Saúde da Família. Com essa terapia é possível atender condições como depressão e ansiedade que, atualmente, são problemas recorrentes no Sistema de Saúde.

Por ser uma prática complementar, a terapia com florais não exclui o tratamento convencional, uma vez que o foco da terapia está na causa do problema e não nos sintomas. A consulta com um terapeuta floral é imprescindível para a investigação do problema, pois, duas pessoas com os mesmos sintomas podem necessitar de essências florais diferentes.

O sistema floral de Bach possui 38 essências e não possui nenhum tipo de interação com medicamentos convencionais ou homeopáticos. Entre elas estão: Mustard - essência utilizada em pessoas tristes ou deprimidas sem razão aparente, ele consegue trazer serenidade interior e alegria; Aspen - utilizada para pessoas com sentimento de medo, ansiedade e apreensão.

Além dos Florais de Bach existem outros sistemas, como os florais do Alaska, da Austrália, da Califórnia, Florais do deserto e de Raff. Alguns foram desenvolvidos no Brasil também, como os Florais Filhas de Gaia, Florais de Minas, Florais de Saint Germain, entre outros que são aceitos e recomendados pelos terapeutas.

Este informativo é produto do projeto de extensão: Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde, que tem por objetivo principal informar a populção em geral sobre temas em saúde.

Referências:

Rio Grande do Sul. Secretaria Estadual da Saúde, NOTA TÉCNICA 01/2018 ORIENTAÇÕES SOBRE TERAPIA FLORAL NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE. Diário Oficial do Estado, Porto Alegre, 2018. Disponível em: <http://atencaobasica.saude.rs.gov.br/upload/arquivos/201801/25162310-nota-tecnica-01-2018-terapia-floral.pdf>

AHAU, Instituto de Terapeutas Especializados. Artigos sobre Florais de Bach. Disponível em: <https://ahau.org/florais-de-bach/>

AUTORES: MELO, R. N. R.¹;.; MUNHOZ, A. A. S. G¹.; DOMINGUES, B.S; MORAIS, B. S¹; PAIVA, E. M. C.¹; SILVA, G. C. N.¹; RIBEIRO, J. F.¹; MELO, M. L.¹; NASSIF, M. S.¹; OLIVEIRA, P. E.; FERREIRA, P. M¹; ¹; ANTONELI, S. O.¹; FRANCISCO, S. C;. CHAVES, E.C.; ALBINO, S.A.

COLABORAÇÃO: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET/ENFERMAGEM - UNIFAL-MG; ESCOLA DE ENFERMAGEM; PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO