Informativo do Projeto Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde

Versão para impressãoEnviar por email
Confira a nova edição do informativo e saiba mais sobre os tipos de acupuntura

Tipos de Acupuntura

2018/ Volume 1/ Numero 4

AURICULOTERAPIA: Nesta técnica, a orelha (pavilhão auricular) é considerada como um microssistema que contém representações do corpo todo. Ao se estimular um determinado ponto da orelha, através da inserção de agulhas ou colocação de sementes, a parte do corpo correspondente receberá o impulso que irá agir na promoção do reequilíbrio. 

VENTOSATERAPIA: é um método não invasivo que utiliza a sucção como técnica terapêutica. Para isso, são colocadas ventosas (espécie de copo de vidro/acrílico redondo) sobre uma parte do corpo, as quais farão a sucção da pele e da musculatura para dentro do copo. O vácuo formado estimula a circulação sanguínea e com este processo as toxinas existentes são liberadas no sangue para serem eliminadas do organismo. É utilizado, principalmente, no alívio de dores como lombalgia, mas também pode ser realizado no tratamento de gastrite, artrite, gripes e resfriados, pressão alta ou baixa. 

MOXABUSTÃO: consiste na estimulação de pontos de acupuntura a partir do calor produzido por meio da queima da erva chamada Artemisia sinensis e Artemisia vulgaris, que é geralmente prensada em forma de um bastão, semelhante ao charuto. É uma prática segura, simples e indolor. Tem por objetivo principal o alívio de dores em diversas regiões do corpo.  

ACUPUNTURA A LASER: de acordo com a necessidade da pessoa, pontos específicos na pele são estimulados por um aparelho de laser. É uma das alternativas para pessoas com pavor de agulhas. Entretanto, o efeito terapêutico é menor quando comparado às outras técnicas, sendo mais utilizado em crianças menores e no tratamento de dores nas mãos e pés. 

ELETROACUPUNTURA: nesta técnica, em pontos específicos do corpo, são inseridas duas agulhas que dão origem a dois estímulos alternados. Em seguida, as agulhas são conectadas a um dispositivo que gera impulsos elétricos contínuos sem causar dor. O primeiro impulso tem frequência de 2Hz e produz efeito analgésico prolongado e cumulativo. O segundo, com frequência de  100 Hz produz analgesia rápida e de pouca duração. É um método indicado em casos de tensão muscular intensa, dores crônicas e também como anestesia. 

Este informativo é produto do projeto de extensão: Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde, o qual tem por objetivo principal informar a população em geral sobre temas em saúde.

REFERÊNCIAS:

Clínica Dr. Hong Jin Pai e associados. Artigos sobre acupuntura. Disponível em: <http://www.hong.com.br/artigos-cientificos/>. Acesso em: 15 abr. 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Brasília, 2006. Disponível em <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2006/prt0971_03_05_2006.html> .

AUTORES: FRANCISCO, S. C.; MUNHOZ, A. A. S. G.; DOMINGUES, B.S; MORAIS, B. S; PAIVA, E. M. C.; SILVA, G. C. N.; RIBEIRO, J. F.; MELO, M. L.; NASSIF, M. S.; OLIVEIRA, P. E.; FERREIRA, P. M; MELO, R. N. R.; ANTONELI, S. O.;CHAVES, E.C.; SILVA, S.A.

COLABORAÇÃO: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET/ENFERMAGEM - UNIFAL-MG; ESCOLA DE ENFERMAGEM; PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO.