Informativo do Projeto Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde

Versão para impressãoEnviar por email
Saiba mais sobre Yoga e os benefícios da prática que cuida da mente e do corpo

YOGA

2018/Volume 1/ Edição 8

COMO FUNCIONA O YOGA?

Yoga é uma filosofia, visão de mundo, e uma prática que integra mente e corpo, visando o autodesenvolvimento e a autorrealização por meio de oito preceitos: 1) yama, as abstinências (não violência, veracidade, honestidade, não perversão do sexo, desapego); 2) niyama, as regras de vida (pureza, harmonia, serenidade, alegria, estudo); 3) ásanas, as posições do corpo; 4) pranayama, o controle da respiração; 5) pratyahara, o controle das percepções sensoriais orgânicas; 6) dharana, a concentração; 7) dhyana, a meditação; 8) samadhi, a identificação.

YOGA É TUDO IGUAL?

Existem diferentes tipos de Yoga, que são variações dos oito passos do Yoga Clássico, com algumas técnicas menores diferentes, tendendo mais para a devoção, o estudo, o serviço, a prática de posturas físicas, a recitação de mantras, ou uma combinação de algumas ou todas as técnicas anteriores.

YOGA É RELIGIÃO?

Yoga não é religião, pois visa exclusivamente estimular o praticante por meio da meditação a viver a experiência concreta do “eu” mais profundo, a ter fé em si mesmo e em seu potencial criativo. Além disso, o Yoga não contradiz nem interfere em quaisquer religiões ou crenças, podendo ser praticado por todos.

PARA QUE SERVE A YOGA?

Para proporcionar melhora na qualidade de vida, redução do estresse, diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial, alivio da ansiedade, depressão e insônia, melhora da aptidão física, força e flexibilidade geral. O Yoga foi implementada no SUS como Prática Integrativa e Complementar em março de 2017.

REFERÊNCIAS:

OLIVEIRA, M. C. S.; WINIAWERB, F. B. Gestão de Corpo e Mente com Yoga: um Enfoque para Saúde, Bem-Estar e Qualidade de Vida. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas. Londrina, v. 16, n.3, p. 201-207, 2015. Disponível em: <http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/ensino/article/view/3105/2934>.

AUTORES: NASSIF, M. S.¹;.; MUNHOZ, A. A. S. G¹.; DOMINGUES, B.S; MORAIS, B. S¹; FRANCISCO, S. C; PAIVA, E. M. C.¹; SILVA, G. C. N.¹; RIBEIRO, J. F.¹; MELO, M. L.¹; OLIVEIRA, P. E.; FERREIRA, P. M¹; MELO, R. N. R.¹; ¹; ANTONELI, S. O.¹; ALBINO, S.A.; CHAVES, E.C.;

COLABORAÇÃO: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET/ENFERMAGEM – UNIFAL-MG; ESCOLA DE ENFERMAGEM; PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO.