Informativo do Projeto Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde

Versão para impressãoEnviar por email
Confira a primeira edição de 2018 e saiba mais sobre Homeopatia

Homeopatia

Como funciona?

A homeopatia tem seu funcionamento apoiado em quatro pilares: lei da semelhança, experimentação no homem sadio, doses mínimas potencializadas e medicamento único.

Na lei da semelhança as substâncias encontradas na natureza possuem o mesmo potencial de curar os sintomas que conseguem produzir. A experimentação no homem sadio expõe que os medicamentos homeopáticos foram testados em humanos e não em animais. Além disso, a dose mínima potencializada significa que a menor dose possível de um medicamento é diluído e agitado para aumentar o seu potencial de cura e neutralizar os seus efeitos colaterais. O uso do medicamento único requer o conhecimento do profissional em indicar o medicamento que responda a maior parte dos sintomas, o que, por sua vez, exige do profissional uma consulta completa com o paciente que busca o tratamento homeopático.

Quando a Homeopatia é indicada?

A homeopatia é indicada para manutenção da saúde, prevenção e tratamento de doenças. Os medicamentos homeopáticos são produzidos em farmácias de manipulação, sob a supervisão de um farmacêutico responsável técnico, à base de substâncias animais, vegetais e minerais, de ocorrência natural. 

Está disponível no SUS?

Sim! Desde 2006, com a criação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, a homeopatia foi regulamentada no Sistema Único de Saúde - SUS, sendo atribuição exclusiva do profissional médico homeopata a sua utilização como método terapêutico. Cabe a cada município a opção da implantação da homeopatia, que deve ser oferecida para a população nas unidades da Estratégia de Saúde da Família.

Este informativo é produto do Projeto de Extensão: "Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde", que tem por objetivo principal informar a população em geral sobre temas em saúde.

AUTORES: ANTONELI, S.O; MUNHOZ, A. A. S. G; MORAIS, B. S; SILVA, B. D; PAIVA, E. M. C.; SILVA, G. C. N.; RIBEIRO, J. F.¹; MELO, M. L.¹; NASSIF, M. S.; OLIVEIRA, P. E.; FERREIRA, P. M; MELO, R. N. R.; FRANCISCO, S. C. ALBINO, S.A.; CHAVES, E.C.

COLABORAÇÃO: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET/ENFERMAGEM – UNIFAL; ESCOLA DE ENFERMAGEM; PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO.