Informativo do Projeto Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde

Versão para impressãoEnviar por email
Confira a nova edição e saiba um pouco mais sobre Homeopatia

O tratamento homeopático é muito longo?

Depende. A duração varia de acordo com vários fatores, como o estado da pessoa e há quanto tempo ela apresenta a enfermidade, podendo levar dois anos ou uma semana.

O tratamento é complicado?

Geralmente o tratamento exige bastante dedicação, por isso, algumas pessoas o consideram complicado. Isto porque para algumas doenças é recomendado que seja realizado repetidamente em intervalos de hora em hora, por exemplo. Porém, conforme o paciente melhora, passa a ser realizado em intervalos maiores.

Os remédios homeopáticos são menos agressivos?

Sim, pois sua formulação é bastante diluída. No entanto, assim como os remédios tradicionais, eles podem provocar efeitos negativos, logo, não devem ser tomados sem receita médica.

Usando a homeopatia posso usar remédios tradicionais?

Pode. A homeopatia é um sistema terapêutico e acredita que cada caso é um caso e o paciente deve ser avaliado como um todo.

A homeopatia pode ser considerada uma medicina preventiva?

Sim, mas isso não quer dizer que a pessoa nunca mais ficará doente. O que se constata é que com o tratamento homeopático crises de certas doenças crônicas, como rinite e asma, se tornam cada vez mais raras, chegando a praticamente cessar em alguns casos.

Este informativo é produto do projeto de extensão: Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde, que tem por objetivo principal informar a populção em geral sobre temas em saúde.

Fonte de consulta: RAMALHO, Nicole. Mitos e verdades sobre homeopatia. Disponível em: <http://www.sabbatini.com/renato/Criativa-homeopatia2.htm>. Acesso em: 27 de março de 2018.

Autores: OLIVEIRA, P.E; MUNHOZ, A.A.S.G.; MORAIS, B.S; SILVA, B.D.; PAIVA, E.M.C.; SILVA, G.C.N.; RIBEIRO, J.F.; MELO, M.L.; NASSIF, M.S.; FERREIRA, P.M; MELO, R N R.; ANTONELI , S.O; FRANCISCO, S.C.; . CHAVES, E.C.; SILVA, S.A.

Colaboração: ESCOLA DE ENFERMAGEM; PRO-REITORIA DE EXTENSÃO; PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET/ENFERMAGEM – UNIFAL.