Informativo sobre "Depressão e Universidade"

Confira a nova publicação do projeto "Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde"

A depressão é um transtorno grave do humor que acomete desde o jovem até o idoso e é considerado um problema de saúde pública por causar prejuízos sociais, tais como queda da produtividade, alterações do humor e de aprendizagem, perda da iniciativa, desinteresse geral, dificuldade de concentração, cansaço frequente, sentimentos de culpa e ausência de prazer e, em sua forma mais grave, pode levar ao suicídio. De acordo com pesquisas científicas recentes, as demandas da vida universitária, podem agravar problemas de saúde mental existentes ou aumentar a probabilidade de ocorrerem.

Para se tornar um profissional de nível superior é preciso cumprir muitas exigências que acabam gerando no estudante universitário sentimentos e reações de angústia, estresse, ansiedade e doenças psicossomáticas como gastrite, dor de cabeça, infecções na pele e nas vias urinárias, sendo que todas estão associadas à depressão.

Ao enfrentar esses desafios, é importante o apoio e a convivência com a família e com os amigos, bem como a prática de atividades físicas, boa alimentação, lazer e o desenvolvimento da espiritualidade. As estratégias comunitárias, como os programas que promovem um modelo de pensamento positivo entre os estudantes, também são eficazes. As universidades devem colaborar, criando canais de diálogo para que os alunos procurem ajuda no enfrentamento de seus problemas emocionais, por meio de rodas de conversa, oficinas de linguagem, apoio pedagógico e de atividades de relaxamento que visam propiciar a saúde mental. Em alguns casos, quando a depressão é diagnosticada, é necessário o uso de medicamentos e acompanhamento psicoterápico para que haja a recuperação do estudante, sem prejuízo na sua formação.

Na UNIFAL-MG, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE) oferece diversas ações de apoio, sendo que a instituição também disponibiliza atendimento psicológico aos seus estudantes e servidores. Além desses serviços, na cidade de Alfenas é possível buscar atendimento gratuito nas Unidades Básicas de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e no CVV (Como Vai Você), que possui atendimento diário e gratuito pelo telefone 3292-3662, das 18h às 22h.

Referências consultadas:

BRASIL. Cooperação garantirá ligações gratuitas em serviço de prevenção ao suicídio. Mar 2017.

BOLSONI-SILVA, A. T.; GUERRA, B. T. O impacto da depressão para as interações sociais de universitários. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 14, n. 2, p. 429–452, 10 set. 2014.

FIOCRUZ. Prevenção do suicídio: saúde mental é tema negligenciado pela mídia. Nov 2016.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Vigilância em Saúde. Suicídio. Saber, agir e prevenir. n. 30, v. 48, p 1-15. 2017.

MOREIRA, D. P.; FUREGATO, A. R. F. Estresse e depressão entre alunos do último período de dois cursos de enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem. n. 21, v. 8, 2013. Disponível em: <http://www.redalyc.org/html/2814/281425764020/>. Acessoem: 09 dez. 2017.

CHERNOMAS, W. M.; SHAPIRO, C. Stress, Depression, and Anxietyamong Undergraduate Nursing Students.International Journal of Nursing Education Scholar ship.n. 1 v. 10, 2013. Disponívelem: <https://www.degruyter.com/view/j/ijnes.2013.10.issue-1/ijnes-2012-0032/i.... Acesso em: 09 dez. 2017.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Vigilância em Saúde. Perfil epidemiológico das tentativas e óbitos por suicídio no Brasil e a rede de atenção à saúde. Disponível em: <http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2017/setembro/21/2017-025-... Acesso em: 09 dez de 2017.

Informações: Projeto de Extensão "Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde"