Informativo sobre os malefícios dos altos níveis de colesterol e sua prevenção

Versão para impressãoEnviar por email
Acesse a publicação do projeto "Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde"

Com o objetivo de conscientizar a população sobre as doenças que ocorrem devido aos altos níveis de colesterol sanguíneo e a importância de seu controle, o governo instituíu em 2003, o dia 8 de agosto, como o Dia Nacional do Controle do Colesterol.

O colesterol é um tipo de gordura produzido pelo organismo, que realiza funções como a produção de hormônios e de vitamina D, dentre outras. Ele está presente em alimentos de origem animal, como ovos, leite e carnes. Porém, mesmo sendo importante, quando em excesso, traz malefícios à saúde, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, sendo necessário ingeri-lo de forma equilibrada. Em nosso sangue, existem dois tipos de colesterol, o LDL e o HDL. O LDL é considerado o colesterol ruim, pois ele pode entrar nas artérias e causar entupimento. O HDL é conhecido como o colesterol bom, pois ele retira o colesterol em excesso das artérias, impedindo que o mesmo fique depositado. Assim, para manter o colesterol nas taxas recomendadas é necessária a realização de exames periodicamente, bem como atividades físicas, além de manter a alimentação saudável.

Os altos níveis de colesterol no sangue contribuem para que o indivíduo tenha aterosclerose, que é uma doença na qual ocorre o depósito de gordura na parede das artérias, o que pode aumentar o risco de interrupção parcial ou total do fluxo sanguíneo e causar angina ou infarto. Além disso, pode provocar também aneurisma e acidente vascular encefálico. Segundo o Ministério da Saúde, as medidas de prevenção do aumento do colesterol ruim (LDL) são: a alimentação saudável composta principalmente por verduras, legumes, frutas e carnes magras, e a prática de exercícios físicos - o que ajuda na manutenção do peso; realizar exames de rotina regularmente; evitar o tabagismo e realizar o controle da pressão arterial.

É muito importante que toda a população esteja informada sobre os malefícios causados pelo excesso de colesterol sanguíneo e sua prevenção, além de estar sempre realizando acompanhamento nas unidades básicas de saúde, a fim de que ocorra o diagnóstico precoce e seja iniciado o tratamento quando necessário.

Colaboraram: PET Enfermagem; Projeto Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde; Escola de Enfermagem; Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG; Profa.Erika de Cássia Lopes Chaves; Profa. Simone Albino da Silva; Associação Hipercolesterolemia Familiar (AHF); Portal Brasil - Saúde