Vacina contra a gripe: conheça os mitos e verdades!

Versão para impressãoEnviar por email
Acesse o informativo do projeto "Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde"

Os mitos acerca da vacina contra a gripe são muitos e devem ser desmistificados para que a prevenção seja realizada integralmente. A seguir serão esclarecidas as principais dúvidas sobre a imunização contra a gripe.

Pessoas gripadas, mas sem febre e mulheres que estejam amamentando podem tomar a vacina, as grávidas de qualquer idade gestacional também, mas com autorização do obstetra.

A vacina é contraindicada para bebês com menos de seis meses de idade, pessoas com febre, que tenham alergia a ovo e as que possuem alguma doença neurológica. Ao contrário do que algumas pessoas imaginam a vacina não causa a morte, as substâncias utilizadas para o aumento de sua eficácia como óleo de escaleno já estão presentes em nosso organismo naturalmente. O vírus presente na vacina está inativo, ou seja, está morto e por isso não causa a gripe.

A vacina está disponível na rede pública de saúde para os grupos de risco que inclui, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, idosos, gestantes, mulheres no período pós-parto, funcionários de presídios e presidiários, pessoas com doenças crônicas e indígenas. Há também campanhas que incluem toda a população. Mesmo que você tenha tomado a vacina no ano anterior pode repetir a dose no próximo ano, pois a vacina é atualizada caso o vírus H1N1 e da gripe comum sofram mutação. Nem todos os anos os vírus sofrem mutações, então é preciso buscar informação com a equipe do serviço de saúde para verificar a necessidade ou não da vacinação.

Colaboraram: Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG; Projeto Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde; Grupo PET Enfermagem; Profa. Simone Albino da Silva; Profa. Erika de Cássia Lopes Chaves; Sociedade Brasileira de Imunização; Ministério da Saúde