Inscrições abertas para o curso "Leitura e Escrita Multimodal"

Capacitação prevê diálogo entre diretrizes educacionais e práticas de leitura e escrita

Estão abertas as inscrições para o curso “Leitura e Escrita Multimodal”, que prevê o diálogo entre diretrizes educacionais, práticas de leitura e escrita contemporânea e a comunidade escolar. Destinado a professores de português das redes públicas de ensino das escolas de Alfenas, o curso é uma ação de extensão da UNIFAL-MG e será coordenado pelo professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Prof. Robson Santos de Carvalho, e acompanhado por graduandos de Letras da Universidade.

De acordo com a organização do curso, leitura e escrita multimodal é um recurso originado das novas tecnologias que permite reunir diversos tipos de linguagens em um mesmo texto, como linguagem escrita, oral e visual. “Conhecer essa novidade possibilita transformar o ensino dentro da sala de aula, uma vez que mescla  diversos elementos para abordar o conteúdo de uma forma  mais dinâmica”, disse o Prof. Robson.

Para ele, a multimodalidade combina diversos recursos para ampliar o ensino, sendo que dentre eles temos a linguagem verbal e não verbal. Dessa forma, “concebe-se uma multiplicidade de fatores que permitem empregar a escrita e a leitura multimodal, como: imagens, números, letras de várias formas, gráficos e desenhos”, explica.

E com essa infinidade de constituintes, o professor é capaz de promover um ensino de qualidade e de fácil acesso. “Quando o professor escolhe a capacitação, escolhe aprimorar saberes e conhecer o que vem sendo produzido e discutido no âmbito da educação. Tal envolvimento colabora para que o professor pense a sua maneira de lecionar, aprimore o seu modo de trabalhar com os alunos e consiga espaço neste cotidiano em que tudo parece ser mais interessante do que a escola”, afirmou o responsável pelo curso de extensão.

A iniciativa de ofertar a capacitação para os professores da rede pública foi da professora do ICHL, Flávia Danielle Sordi Silva Miranda, que identificou “a necessidade de complementar a formação inicial e fomentar a formação continuada dos professores de todas as disciplinas frente aos novos gêneros, livros didáticos e práticas letradas vivenciadas pelos sujeitos escolares”.

O Curso “Leitura e Escrita Multimodal” é gratuito e contará com 10 encontros presenciais e atividades online, totalizando 40 horas. O cronograma tem início em 07/06, sendo que os demais encontros devem acontecer nas seguintes datas: 28/06, 12/07, 02/08, 23/08, 13/09, 04/10, 25/10, 08/11 e 29/11.

Inscreva-se pelo CAEX!

Para mais informações entre em contato com os coordenadores, os e-mails são: robson.carvalho@unifal-mg.edu.br ou flavia.sordi@unifal-mg.edu.br

Com informações: Robson de Carvalho,  professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG