Instituto Brasileiro de Atuária premia trabalho desenvolvido na UNIFAL-MG

Artigo de autoria do Prof. Reinaldo Marques ganha visibilidade nacional

“Simulador capital: uma interface gráfica para análise de solvência atuarial e projeção de requerimento de capital”, desenvolvido na UNIFAL-MG, foi o trabalho vencedor do Prêmio Ricardo Frischtak do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA).

Na semana passada, a Assessoria de Comunicação Social divulgou a notícia de que o artigo de autoria do professor da UNIFAL-MG, Reinaldo Antônio Gomes Marques, coordenador do curso de Ciências Atuariais, foi selecionado como um dos três finalistas do prêmio. No dia 28/09, durante a 74ª Assembleia Técnica Ordinária do IBA, realizada no Rio de Janeiro-RJ, a classificação final foi anunciada e o trabalho envolvendo análise de riscos e solvência no ramo de seguros ficou em primeiro lugar.

Apresentando a fundamentação teórica sobre solvência atuarial, que segundo o pesquisador, é a avaliação de riscos para determinar a capacidade de honrar os compromissos de uma Instituição Financeira, seja seguradora, banco ou operadora de planos de saúde, o artigo é resultado da atuação de uma das áreas de pesquisa do Laboratório de Risco Atuarial e Inovação (LAR), liderado pelo Prof. Reinaldo.

O autor desenvolveu uma plataforma tecnológica, similar a um aplicativo, na qual o Gestor Atuarial pode realizar as tarefas e análises de maneira fácil, rápida e independente de outros profissionais.

Segundo Prof. Reinaldo, a premiação vem coroar o trabalho que vem sendo realizado por docentes e discentes da Universidade. “Trata-se do reconhecimento por parte da sociedade de um trabalho desenvolvido em uma universidade federal”, destacou, acrescentando: “O curso de Ciências Atuariais da UNIFAL-MG, apesar de muito novo, vem mostrando que tem qualidade e que os alunos podem e devem valorizar a formação que é oferecida na Instituição. O LAR é um exemplo disso, que embora seja recente, já se consolida como um centro de excelência em Atuária no cenário nacional”.

O Prêmio Ricardo Frischtak tem por finalidade promover o conhecimento do estudo atuarial no país.