Jornada Acadêmica Médica marca a história do curso de Medicina da UNIFAL-MG

Ao promover a interdisciplinaridade, o evento fortaleceu o plano pedagógico do curso

Nos dias 02 e 03/10, a sede da Universidade esteve movimentada com a realização da 1ª Jornada Acadêmica Médica da UNIFAL-MG (JAMU), evento que surgiu de maneira despretensiosa a partir de discussões relativas a atividades extracurriculares no âmbito do curso de Medicina.

Segundo a  professora Evelise Aline Soares, coordenadora do evento, a ideia de promover a jornada se originou a partir da busca de trabalhos de iniciação científica e, posteriormente, pela busca de outras atividades que abrangessem a área médica de formas diversas. "Apesar de ser um evento recém-idealizado, é capaz de mostrar sua potencialidade de instigar, entre os acadêmicos de Medicina, o desejo pelo desenvolvimento de trabalhos científicos, ampliando, dessa forma, o rol desse tipo de produção no meio acadêmico nacional", informou.

Conforme a coordenadora, o evento almejou a interdisciplinaridade, ao envolver  apresentações de trabalhos científicos por parte dos alunos, alargando o relacionamento entre a pesquisa, o  ensino e a extensão. "A divulgação científica na área de saúde é uma das ferramentas de interação entre os diversos profissionais que atuam neste ramo de atividade, e é essencial no processo de formação acadêmica, pois permite uma prática reflexiva, crítica e de caráter interdisciplinar", destaca. Durante a 1ª JAMU o debate e a reflexão acerca de temas relevantes  para  a  formação  profissional  específica  dos  discente foram abordados,  tendo  como interlocutores  estudiosos  da  área  e  professores.  "O  enfoque  da  jornada  na interdisciplinaridade  vem  ao  encontro  da  necessidade  de  fortalecer  o  plano pedagógico do curso e estreitar as relações entre a teoria e prática", complementa.

Os alunos apresentaram trabalhos científicos, previamente selecionados, orientados por  docentes  da  UNIFAL­-MG  e  de  outras  IES  sob  a  forma  de  pôster  ou  em apresentação oral. Após as apresentações específicas para cada área de conhecimento da Ciências Médicas, foi aberto um espaço para debate.

A Jornada recebeu 115 trabalhos, sendo um valor expressivo para a primeira edição do evento. Segundo Profa. Evelise, a maior parte dos trabalhos foram desenvolvidos no curso de Medicina da UNIFAL-MG, sendo estes de Iniciação Científica e/ou trabalho de conclusão de curso. O evento recebeu também trabalhos de alunos graduandos em Medicina da UNIFENAS, UNINOVE, Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Universidade Federal do Acre. O evento teve premiação para os melhores trabalhos e publicação de Anais com os resumos, disponível na página: http://www.unifal-mg.edu.br/extensao/I_jornada_medicina

"A jornada é um marco histórico para o curso de Medicina da UNIFAL-MG, pois assim como em outras universidades, suas edições serão bianuais e a cada jornada mais trabalhos e universidades participarão", anuncia o acadêmico Pedro Alberto Ferreira Cavichiolli, presidente acadêmico da 1ª JAMU, acrescentando que embora novo, o número expressivo de trabalhos enviados pelos alunos do curso de Medicina da UNIFAL-MG, comprova a intensa produção de saberes dos acadêmicos e a jornada oferece a oportunidade de divulgarem as pesquisas desenvolvidas.

A 1ª JAMU contou com os seguintes integrantes na Comissão Organizadora: acadêmicos Bruno, Samuel, Pedro Ribeiro, Alexandre, Paloma, Pedro Cavichiolli, Bernardo; e professores Evelise e Roberto Conde.

Galeria de imagens

Com informações: Evelise Aline Soares, vice-coordenadora do curso de Medicina da UNIFAL-MG
Fotos: arquivo da Comissão Organizadora do evento