Jornada de Ciências Sociais engaja discussão sobre política e representatividade

Evento recebeu professor de Ciência Política da UFMG nesta quarta-feira, 26/08

Alunos e professores do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) se reuniram na sala R-101 da sede, na noite desta quarta-feira, 26/08, para prestigiar a conferência do professor da UFMG,  Bruno Pinheiro Wanderley Reis sobre o tema “Representação e Reforma Política”. O convidado abriu o ciclo de palestras da 2ª Jornada de Ciências Sociais, que se encerra nesta sexta-feira, 28.

Compuseram a mesa de abertura: o pró-reitor adjunto de Graduação, Prof. Alessandro Aparecido Pereira, representando o reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva; o diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras, Prof. Sandro Amadeu Cerveira; o presidente da comissão organizadora da 2ª Jornada de Ciências Sociais, Prof. Leonardo Turchi Pacheco.

O pró-reitor adjunto de Graduação foi quem iniciou os cumprimentos. Citando a obra “Revolução dos Bichos”, o professor Alessandro parabenizou a organização pela escolha do tema “reforma política”, lembrando o quanto é oportuna neste momento. Prof. Alessandro também destacou que a Instituição quer contribuir para a formação cidadã crítica dos alunos. “Nós queremos que o nosso aluno saia daqui um cidadão e, logicamente, um cidadão que tenha uma consciência crítica. Além da formação profissional dele, o nosso principal objetivo como professores, independente da área, é que ele saia da Universidade com uma boa formação e eu tenho certeza que vocês têm isso no curso”, ressaltou.

Em seu pronunciamento, o diretor do ICHL elogiou e agradeceu a comissão organizadora pelo empenho na realização do evento, salientando que um dos objetivos do corpo docente do Instituto é proporcionar espaços para debates que possam complementar o aprendizado em sala de aula, por meio de jornadas, grupos de trabalhos, entre outros. Dirigindo-se ao professor convidado, Prof. Sandro enfatizou: “Eu queria agradecer em destaque ao professor Bruno, também professor do mestrado e no doutorado e ao amigo com o qual eu tenho vivido e compartilhado alguns momentos. Tenho certeza que todos vocês vão sair daqui bastante enriquecidos. A reforma política é um tema que todo mundo é a favor, até que comece a conversar sobre o qual, e aí a conversa começa a ficar complexa”, comentou.

O presidente da comissão organizadora do evento, Prof. Leonardo, também agradeceu aos integrantes da organização e os patrocinadores, a Fapemig e os convidados, dando as boas-vindas para o evento. “É com muita alegria que venho, em nome da comissão organizadora composta por professores e alunos do ICHL, recebê-los para 2ª Jornada de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)”.

De acordo com Prof. Leonardo, a 2ª edição do evento propõe dar continuidade ao excelente trabalho desenvolvido na 1ª Jornada realizada pelos colegas.  “O nosso evento atual tem como tema principal “As crises das Modernidades”. O objetivo nesse momento é o de refletir sobre questões relacionadas às transformações na sociedade contemporânea. Nesse sentido, foram pensados espaços que contemplassem essa reflexão a partir dos olhares das três principais áreas do conhecimento em Ciências Sociais: Ciências Políticas, Sociologia e Antropologia”, informou.

O conferencista da noite foi apresentado pelo Prof. Gleyton Carlos da Silva Trindade, que foi o mediador da mesa-redonda intitulada “Política e representatividade: políticos, eleitores e financiadores”.

Prof. Gleyton agradeceu ao convidado Prof. Bruno Reis, pela disponibilidade em participar da jornada na UNIFAL-MG. “Eu tenho certeza que o Bruno é uma das nossas referências nas Ciências Políticas e nas Ciências Sociais do país. Muito nos honra a sua presença aqui. Mais uma vez, eu reforço o agradecimento”, declarou.

“Qual o propósito de discutir regra eleitoral? De que maneira isso se conecta com temas mais importantes para organizar a política no país?”, indagou o conferencista, anunciando o direcionamento da sua fala.

Prof. Bruno falou sobre participação e representação, dando destaque para ao que chamou de ‘proliferação’ da representação política no país. “A gente tem tido no Brasil, especificamente, uma explosão de espaços de representação política, derivados da Constituição de instrumentos em instituições que querem ser participativas”, afirmou durante a conferência.

O convidado é atual membro da Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), e um estudioso do tema de “Representação e Reforma Política”, tendo recentemente completado estudo de pós-doutoramento na Universidade da Pensilvânia nos Estados Unidos. Também recentemente, participou, como coautor, do lançamento do livro “Reforma Política Democrática” na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Confira a programação completa da 2ª Jornada de Ciências Sociais da UNIFAL-MG, que se encerra nesta sexta-feira, 28/08.