Jornada na UNIFAL-MG valoriza universo hispânico

Exposições integraram atividades desenvolvidas por pibidianos do curso de Letras/Espanhol

Os alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da UNIFAL-MG, do curso de Letras/Espanhol, realizaram uma jornada entre os dias 06 e 15/03, que envolveu minicursos, oficinas e exibições de filmes, destinados aos acadêmicos da Universidade e da comunidade alfenense. Entre as atividades desenvolvidas, destacaram-se duas exposições que integram o universo do mundo hispânico: Arte do Flamenco e Vida e obra de Eduardo Galeano.

Intitulado “1ª Jornada Pibidiana de Letras/Espanhol”, o evento foi orientado pelo professor Italo Oscar Riccardi León, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), que é também coordenador do Pibid Letras/Espanhol. “Aproveitando o encerramento das atividades docentes regulares do 2º semestre de 2016, e também da carga horária que os discentes do Programa devem cumprir, enquanto bolsistas de Iniciação à Docência, foi desenvolvida a iniciativa que permitiu, aos participantes inscritos, atualização e certificação de horas formativas em seus respectivos cursos e/ou interesses de pesquisa e formação”, explica Prof. Italo, que ressaltou o apoio logístico recebido do Pibid Institucional, da Pró-Reitoria de Graduação e da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade para a realização.

Comentando a escolha pela exposição da “Arte do Flamenco”, o orientador do grupo disse que a proposta da atividade foi tornar mais conhecido, um dos símbolos da cultura espanhola. “A Arte do Flamenco teve como objetivo dar a conhecer alguns subsídios musicais e materiais como roupas, castanholas, leques e imagens que integram a cultura hispânica do flamenco, cujas origens se remontam às culturas cigana e mourisca da península ibérica”, destacou.

O professor também falou a respeito da mostra “Vida e obra de Eduardo Galeano”, que teve por finalidade apresentar o destacado jornalista e escritor uruguaio, reconhecido como um ícone da cultura e das letras latino-americanas, e autor de mais de quarenta livros, alguns dos quais já foram traduzidos em diversos idiomas, sendo que muitas de suas obras transcendem gêneros ortodoxos, combinando ficção, jornalismo, análise política e história. “Galeano faleceu em 2015 e foi muito conhecido no âmbito cultural hispano-americano pelo que se considera sua obra-prima: As Veias Abertas da América Latina (1971), livro que faz uma análise da história da América Latina sob o ponto de vista da exploração econômica e da dominação política, desde a colonização europeia até a contemporaneidade da época em que foi lançado”, conta, acrescentando que a obra foi escrita em um período contextualizado pela Guerra Fria (1945-1991) e pelo início de um ciclo de regimes ditatoriais nos países latino-americanos.

Conforme Prof. Italo, a exposição oportunizou apresentar também outra série de títulos de Galeano que fazem parte do acervo e se encontram disponíveis para consulta, leitura e empréstimo na Biblioteca Central da UNIFAL-MG.

“Cabe destacar a importância, incentivo e promoção destas atividades na formação dos pibidianos de Iniciação à Docência envolvidos, e também da participação das supervisoras de língua espanhola, professoras Fabiane Cristiane Carlos Freitas, que atua na Escola Estadual Dr. Emílio da Silveira, junto à Jacqueline Lopes, supervisora voluntária, e de Katia Aparecida Franco Santos, que ministra aulas de espanhol na Escola Estadual Pe. José Grimminck, todas docentes formadas pelo curso de Letras, Licenciatura em Espanhol, da UNIFAL-MG”, ressaltou.

Durante os dias do evento, foram realizadas também as oficinas “A literatura como instrumento de reflexão sobre os direitos humanos” e “Leitura e discussão de contos literários”; exibidos os filmes “Meia-noite em Paris”, “O Duelo” e “Amor Bruxo”, seguidos de debates; e realizados os minicursos “América Latina: uma perspectiva intercultural” e “Traduções Cinematográficas”.

As exposições “Arte do Flamenco” e “Vida e obra de Eduardo Galeano" estarão abertas para visitação na sala V-206, durante as comemorações dos 103 anos da Instituição, no mês de abril. Aguarde divulgação.

O PIBID

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)  é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES), em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos visam promover a inserção dos acadêmicos no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica, com a intenção de conhecer o contexto da escola e criar oportunidades para o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas, sempre sob a orientação de um docente do curso da respectiva licenciatura que cursa o discente, e também, paralelamente, a de um professor da escola que atua desempenhando a função de supervisor.

Discentes de Iniciação à Docência (ID) do curso de Letras/Espanhol e seus supervisores respectivos que fazem parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da  UNIFAL-MG, no dia da abertura das exposições "Vida e obra de Eduardo Galeano" e "Arte do Flamenco", acompanhados pelo Prof.  Italo Oscar Riccardi León. Foto: arquivo do Pibid Letras/ Espanhol

Geleria de imagens