Jovens da região recebem apoio de projeto da UNIFAL-MG para a formação cidadã

"Reconhecimento do Outro" colabora com iniciativas como Parlamento Jovem

O projeto extensionista “Reconhecimento do Outro: Inclusão, Tolerância e Cidadania” tem participado ativamente de iniciativas que buscam a formação cidadã de jovens da região.

Recentemente, os integrantes do projeto marcaram presença na cerimônia de abertura do "Parlamento Jovem" em Três Corações e também se reuniram com o "Parlamento Jovem" de Varginha, a fim de apresentar o potencial da equipe da Universidade para debater conceitos ligados às relações de inclusão de grupos historicamente desprestigiados e à legislação brasileira sobre os Direitos Fundamentais, convidando à reflexão sobre essas temáticas, que têm ganhado crescente espaço nas discussões contemporâneas.

Em Três Corações, no dia 11/04, estiveram presentes as professoras que coordenam o projeto, Fernanda Onuma e Juliana Guedes. Em Varginha, no dia 13/04, participaram da reunião: Robson Almeida, diretor do Parlamento Jovem de Varginha; Profa. Fernanda Onuma; Sarah Quintão, membro do projeto, e os estudantes Cássio Mateus Firmiano e Layma de Melo Brito, bolsistas do projeto.

O Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais – Sinpro também celebrou parceria com o projeto. A UNIFAL-MG, por meio dos integrantes, colaborou na realização do evento “Conferência Livre”, etapa estadual da Conferência Nacional Popular de Educação – Conape 2018, oportunidade em que se discutiu os “dilemas da educação brasileira em tempos de crise”.

A Conferência Livre contou com intervenções de Mônica Junqueira Cardoso Lacerda, graduada em História e Pedagogia, diretora do Sinpro Minas e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) em Minas; Marina Gissi de Oliveira, discente do curso de Pedagogia da UNIFAL-MG; Gislene Aparecida Alexandre, discente do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia da UNIFAL-MG; Lívia Oliveira Vasconcelos, professora da Rede Estadual de Ensino de MG; Marielle Costa, graduada em Geografia, professora do Ensino Fundamental, Médio e Tecnológico no setor privado e na Rede Estadual de Ensino de MG.

Durante o evento, foram definidos os delegados que vão participar da fase nacional da Conape, programada para os dias 24, 25 e 26/ 05, em Belo Horizonte.

Com informações: Cássio Mateus Firmiano, aluno de Administração Pública da UNIFAL/MG, campus Varginha, membro do projeto “Reconhecimento do Outro: Inclusão, Tolerância e Cidadania”
Fotos: arquivo do projeto