Laboratório de Genética promove curso de Citogenética Humana e Médica

Versão para impressãoEnviar por email
Capacitação abordou a atualização de conceitos e também da prática citogenética

Entre os dias 11 e 15/09, o do Laboratório de Genética Humana da UNIFAL-MG promoveu o 1º Curso de Atualização Teórico-Prático de Citogenética Humana e Médica, que contou com a participação de 26 pessoas, incluindo estudantes de graduação, pós-graduação e docentes da UNIFAL-MG, e de pós-graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Coordenado pelo Prof. Angel Mauricio Castro Gamero, do Instituto de Ciências da Natureza, o evento objetivou introduzir e atualizar conceitos de Citogenética Humana e Médica, e também capacitar os participantes na prática citogenética, desde os princípios básicos de biossegurança que todo laboratório de rotina citogenética deve manter, até as ferramentas mais atuais de diagnóstico citogenético molecular. “Foram apresentadas as bases da arquitetura e fisiologia cromossômica, o histórico e nomenclatura dos cromossomos humanos, assim como as diferentes ferramentas diagnósticas e seu impacto na abordagem clínica”, conta o coordenador, informando que também foram apresentados os diferentes tipos de alterações cromossômicas, investigadas tanto com metodologias clássicas quanto moleculares, tais como as tecnologias FISH, CGH e SKY.

“Essas novas tecnologias tendem a despertar grande interesse da comunidade acadêmico-científica na área da Genética Humana, motivo pelo qual foram introduzidos no evento, os conceitos de Sequenciamento de Nova Geração (NSG) aplicadas à citogenética humana, parte importante da recente área da Citogenômica, além da utilização de bancos de dados e plataformas de bioinformática no auxílio ao diagnóstico citogenético”, explica.

Conforme Prof. Mauricio, foram apresentadas as bases para a emissão e interpretação de laudos citogenéticos, assim como os conceitos éticos, implicâncias diagnósticas e aconselhamento genético, além dos conceitos atuais de instabilidade cromossômica e câncer, finalizando com uma discussão sobre a Citogenética Humana no mercado de trabalho.

Todas essas atividades teóricas foram complementadas com atividades práticas no Laboratório de Genética Humana da Universidade, que incluíram as normas de biossegurança no laboratório, os procedimentos de cultura celular de linfócitos e células tumorais, colheita de metáfases, preparo de lâminas, bandeamento cromossômico e montagem de cariótipo. Conforme Prof. Mauricio, foram realizadas discussões de casos clínicos que permitiram aos participantes compreender o significado de fórmulas citogenéticas e seu significado clínico. Essas atividades foram complementadas com atividades de bioinformática no auxílio do diagnóstico cromossômico (pesquisa e análise on line) possibilitando ao citogeneticista aproveitar as novas plataformas no aprimoramento do diagnóstico genético. "No geral, o curso obteve um excelente aproveitamento e proporcionou aos participantes um vasto conhecimento na área de Citogenética Humana, tal como proposto inicialmente", destacou.

Além do professor Mauricio, também foram palestrantes do curso, o professor Davi Coe Torres e a técnica Leilane Sales de Oliveira.

Com informações e foto: Angel Mauricio Castro Gamero, professor do Instituto de Ciências da Natureza, que coordenou o 1º Curso de Atualização Teórico-Prático de Citogenética Humana e Médica