Laboratório de Políticas Públicas lança o projeto “Imersão para Mobilização”

Iniciativa propõe sensibilizar as pessoas por meio de tecnologias de imersão

Com o objetivo de prever a capacitação de organizações para trabalhar com novas tecnologias como filmagens em 360º e de visualização em realidade virtual para promover a empatia, o Laboratório de Políticas Públicas para Cidades mais Inteligentes da UNIFAL-MG, campus Varginha, lança seu primeiro projeto de impacto social: Imersão para Mobilização (Mobiliza RV).

“As tecnologias de filmagens em 360º e de visualização em realidade virtual têm a capacidade de levar as pessoas a uma imersão quase que total em realidades às quais elas nunca tiveram acesso presencialmente”, explica professor Hélio Lemes, sobre a proposta do projeto de sua autoria.

Segundo o pesquisador, a iniciativa visa sensibilizar as pessoas, de uma maneira que elas nunca foram tocadas. “As pessoas ainda não tiveram contato físico e real com aquela realidade, fazendo com que tomem consciência de suas dores e que, assim, engajem na criação de políticas públicas que resolvam os problemas vistos em suas experiências virtuais”, detalha, informando que diversos projetos de criação de políticas públicas carecem do apoio da população, pois, na maioria das vezes, quem deve aprová-los, nunca esteve na situação do usuário de tais políticas. “Alguns exemplos estão nas pessoas que nunca estiveram um posto de saúde municipal, em um lixão, nunca precisaram dos serviços funerários municipais, entre outros.”

Prof. Hélio enfatiza que pessoas que conhecem o problema, de uma perspectiva mais próxima, terão uma tendência a apoiar as iniciativas para resolver o problema.

O projeto prevê a elaboração de um curso para capacitar as pessoas a usarem as tecnologias de imersão, como as câmeras 360° e os óculos de realidade virtual, além de realizar concursos de temas, cujos vencedores ganham um kit com os equipamentos e o curso virtual para começarem a produzir conteúdo para imersão.

Atualmente, a Universidade tem convênios com o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), com a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e com o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) para desenvolver soluções na área de tecnologia da informação e comunicação.

Com informações e imagens: Hélio Lemes, professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, coordenador do Laboratório de Políticas Públicas para Cidades mais Inteligentes e do projeto "Imersão para Mobilização”