Laboratório Central da UNIFAL-MG realiza Teste Rápido para diagnóstico da Dengue

Versão para impressãoEnviar por email
Exame é uma alternativa para consolidar o diagnóstico da doença nos primeiros dias

O diagnóstico da Dengue pode ser determinado pelo exame clínico médico aliado aos exames laboratoriais de sorologia para Dengue pela investigação da presença de anticorpos IgG e/ou IgM. Entretanto, os anticorpos IgM somente resultarão positivo após o 6º dia do aparecimento dos sintomas, e os anticorpos IgG por sua vez, após o 15º dia.

Para consolidar o diagnóstico nos primeiros dias da doença, tem-se a alternativa da pesquisa do Antígeno NS1, Teste Rápido, que é uma proteína presente, durante a fase inicial da infecção, em altas concentrações no soro de pacientes infectados com o vírus da Dengue, podendo ser detectado do primeiro ao sétimo dia após o aparecimento dos sintomas.

 A pesquisa deste Antígeno NS1 é um exame bastante específico para Dengue, e um resultado positivo auxilia na confirmação do diagnóstico da doença. Desta forma é possível uma conduta médica e tratamento mais rápido e adequado. A sensibilidade do teste varia em torno de 99%, e a especificidade é por volta de 98%.

Para melhor atender os pacientes e ajudar a elucidar os casos de dengue com maior rapidez e agilidade o Laboratório Central de Análises Clínicas (LACEN) conta com kits para a realização do exame do Teste Rápido, a coleta do sangue é realizada de segunda a sexta-feira, das 7 às 9h e o resultado pode ser liberado no mesmo dia, após às 15h.

O Laboratório Central de Análises Clínicas está localizado à Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700.

Com informações: Laboratório Central de Análises Clínicas da UNIFAL-MG