Obra sobre a visão do corpo no mundo antigo e moderno é lançada em São Paulo

Versão para impressãoEnviar por email
"Corpo a corpo" contou com a participação do Prof. Cláudio Umpierre Carlan

Livro organizado pelos professores Pedro Paulo Funari (UNICAMP) e Flávia Marquetti (UNESP/Araraquara), com a participação do Prof. Cláudio Umpierre Carlan da UNIFAL-MG foi lançado na Livraria Martins Fontes em São Paulo, 03/10.

"Corpo a Corpo: representações antigas e modernas da figura humana" descreve, por meio de uma análise crítica, a visão do corpo no mundo antigo e moderno.

Segundo Prof. Carlan, este é o primeiro livro lançado no Brasil sobre esse tema, com a participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. "Na minha parte do livro, que dividi com Prof. Pedro Paulo Funari, realizamos um estudo sobre representação das figuras humanas nas moedas romanas do século IV d.C., acervo do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro. São imagens de divindades, governantes, símbolos cristãos e pagãos, presentes até nossos dias no imaginário popular, nas igrejas, na nossa sociedade como um todo. Muitas vezes não sabemos sua origem ou significado, mas está presente." De acordo com o pesquisador, um dos objetivos do livro é tentar decifrar essa simbologia.

Galeria de fotos

Informações e fotos: Claudio Umpierre Carlan, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG