Livro comemorativo resgata “Memórias de 100 anos de história” da Instituição

Lançamento aconteceu na quarta-feira, 02/07

No mês de abril deste ano, a UNIFAL-MG completou 100 anos de existência, mas as comemorações do Centenário de fundação não se restringiram ao mês de aniversário. A Instituição tem celebrado um século de realizações, em diversas oportunidades ao longo de 2014 e, uma delas, foi o lançamento do livro “De Efoa a Unifal-MG, – Memórias de 100 anos de história”, que aconteceu na quarta-feira, 02/07, na sede da Universidade.

O livro, organizado pelas professoras Denise Aparecida Corrêa e Cássia Carneiro Avelino, com o apoio de diversos colaboradores, resgata em seis capítulos, a trajetória da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas – EFOA até a transformação em Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL-MG, passando pela biografia do fundador, Dr. João Leão de Faria, pela implantação dos cursos, pelas principais mudanças ocorridas com o processo de expansão, bem como com a criação dos campi avançados de Poços de Caldas, Varginha e da Unidade Educacional do bairro Santa Clara em Alfenas.

No evento de lançamento, a organização preparou uma exposição, no hall do auditório Dr. João Leão de Faria, que reuniu imagens das atividades celebrativas da programação do Centenário, ocorridas em abril.

A solenidade foi conduzida pelo servidor aposentado da Instituição, Sebastião Meira, e contou com a apresentação dos músicos, Prof. Mário Danieli Neto e do convidado Thiago Santos.

Apresentando o livro, a Profa. Denise falou sobre os registros históricos que foram consultados para a elaboração da obra, lembrando a documentação do Prof. Arlindo Pereira datada de 1931, e as notas históricas organizadas pelo servidor Silsomar Massote Botelho em 1985.  “Gostaríamos de ter nomeado neste livro, todos os professores, técnicos, estudantes, servidores terceirizados, autoridades, enfim, todas as pessoas que participaram da história da Universidade Federal de Alfenas, desde a sua fundação até os dias atuais. Entretanto, diante da impossibilidade de nomear todas elas e quantificar a contribuição de cada uma, optamos pelo relato de alguns fatos e transformações ocorridas ao longo destes 100 anos”, revelou a organizadora.

Emocionada, a Profa. Cássia também fez uso da palavra, falando sobre a realização desse trabalho.  “Foi uma tarefa bastante gratificante, porque a cada visita que a gente fazia eram só lembranças, revivemos o passado da Efoa. Pra nós hoje e, creio que, para toda comunidade EFOA/UNIFAL-MG, essa realização é um momento ímpar e eu queria agradecer a presença de todos por compartilhar esse momento tão especial”, agradeceu.

Na sequência, a Universidade prestou homenagem aos professores aposentados da Instituição: Mauro Braga (farmacêutico), Sônia Maria de Souza Lima Paes (enfermeira) e  Dr. Hugo Bernardes da Silva (médico).

Em sua fala, o reitor da Instituição, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, ressaltou a satisfação de estar à frente da Universidade em um momento tão marcante. “É muito bom estar aqui com vocês e ser abençoado por ter esta responsabilidade grande, mais esta satisfação de poder estar dirigindo uma instituição em um ano tão importante quanto é o Centenário desta Instituição, porque poucas instituições chegam com maturidade, com tanta força aos 100 anos, praticamente recomeçando ainda a sua história, criando novos cursos, aceitando novos desafios, expandindo para outras cidades, e é isto que vai continuar e vai assegurar que a UNIFAL celebre seus duzentos, seus trezentos, seus quinhentos e assim por diante", disse.

Prof. Paulo Márcio fez questão de agradecer à presidente da Comissão do Centenário, Profa. Sandra Maria Oliveira Morais Veiga, e às professoras Denise e Cássia, por terem abraçado a sugestão de elaborar um livro de memórias.

A presidente da Comissão, Profa. Sandra também agradeceu a todos os envolvidos nas atividades celebrativas dos 100 anos da Instituição, em especial, às organizadoras da obra “De Efoa a Unifal-MG, – Memórias de 100 anos de história”.

Ao final do evento, todos os convidados receberam um exemplar da obra.