Universidade lança o projeto de extensão “Mais Cultura no campus Poços”

Proposta incentiva o intercâmbio cultural entre universitários e comunidade externa

Com o propósito de incentivar ações de acesso à cultura e à expressão artística em suas mais diversas formas, o Campus Avançado de Poços de Caldas promoveu na quinta-feira, 18/06, o lançamento do projeto de extensão “Mais Cultura no campus Poços”.

Sob a coordenação dos servidores Danilo de Abreu e Keri Prosperi, a proposta do projeto envolve o levantamento de talentos artísticos internos e externos para a realização de atividades de formação e entretenimento, alinhadas com as diretrizes de extensão universitária da UNIFAL-MG.

De acordo com os coordenadores, a programação de lançamento buscou incentivar o intercâmbio cultural entre universitários e a comunidade externa, com a presença do coletivo cultural #Esquina, que levou intervenções poéticas com varal de poesias e sarau ao campus.

O grupo teatral Jornadiá apresentou a sensível e poética esquete "Uma esmola a São José", com contos e encantos da cultura popular. Houve também a bem-humorada esquete teatral com a dupla caipira Jerso e Bentinho, ministrando uma aula de inglês preparatório para o Ciência Sem Fronteiras. O bolsista do projeto, Felipe Campos, foi um dos atores na esquete, fazendo o papel de Bentinho.

Durante a programação de lançamento, foi aberta também para visitação no hall do auditório no prédio “F”, a exposição fotográfica intitulada "Chamamento: o ato de convocação", da fotógrafa poços-caldense Luciana Faria.

Segundo Danilo, o principal objetivo do projeto é promover uma vivência universitária mais abrangente e criativa, em que as pessoas possam deslocar sua atenção para questões que vão além das disciplinas e do trabalho. “Ao repensar a vida a partir da arte e da cultura, passamos a perceber o mundo de outra maneira, nos reconhecendo enquanto protagonistas da história e agentes transformadores da realidade, por um mundo melhor”, comenta.

O Mais Cultura no campus Poços organizará ainda, ao longo do ano, sessões de cinema, oficinas, cursos, palestras e outros eventos culturais, como o Festival de Artes e Interações Socioculturais (FAISCA), que deverá acontecer nos campi da UNIFAL-MG (Alfenas, Varginha e Poços de Caldas).

A página de divulgação do projeto nas redes sociais pode ser acessada no endereço: www.facebook.com/Maisculturaunifalpocos.

Informações: Danilo de Abreu e Keri Prosperi, coordenadores do projeto
Fotos: Sandra Ribeiro