Licenciandos em Ciências Biológicas compartilham vivências na formação docente

Evento "(En) cantos com a ciência" apresentou projetos realizados em escolas de Alfenas

Com o objetivo de apresentar os projetos de estágio curricular desenvolvidos pelos alunos do 8º período do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, na disciplina de Laboratório de Ensino de Ciências II, foi promovido o evento “(En) cantos com a ciência” na tarde desta terça-feira, 28/06, na sede da UNIFAL-MG.

Reunindo crianças, adolescentes e idosos das instituições parceiras, o encontro contou com exposição dos projetos realizados nas escolas estaduais de Alfenas: Judith Viana, Levindo Lambert, Dr. Napoleão Salles e Samuel Engel; e também junto aos idosos do Lar São Vicente de Paulo e do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da Instituição.

De acordo com a docente responsável pela disciplina, professora Luisa Dias Brito, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, a configuração do estágio no primeiro semestre de 2016 teve uma configuração diferente dos anteriores. “Em duas disciplinas anteriores de Laboratório, os estudantes puderam vivenciar o estágio no contexto escolar, acompanhando as aulas de professores de Ciências e de Biologia. Com a intenção de ampliar as experiências didático-pedagógicas dos licenciandos, a proposta do estágio atual foi elaborar um pequeno projeto em grupo, que abordasse temáticas relativas ao ensino de Ciências”, explicou.

A aluna Katia Almeida detalhou a experiência durante a abertura. “Nós cursamos alguns estágios em diferentes disciplinas em algumas escolas acompanhando a rotina docente no ambiente escolar e, dessa vez, com o intuito de realizar uma experiência um pouco diferente, a professora deixou em aberto para que a gente pudesse elaborar esses projetos e aplicar em diferentes entidades de ensino, ampliando um pouco mais nosso saber acadêmico como futuros docentes”, comentou.

Os 29 acadêmicos se dividiram em grupos e trabalharam por cerca de um mês em diferentes contextos, a fim de envolver idosos, crianças e adolescentes no ensino de Ciências e Biologia. Assim, nasceram os projetos “ReciclArte”, “DST’s & Métodos Contraceptivos”, “Dinociência”, “Educação Ambiental na Terceira Idade”, “Ciências e Cinema” e “Sapi-ência – o mundo dos sapos, das rãs e das pererecas”.

A discente Nilza Batista desenvolveu com seu grupo o projeto “ReciclArte”, no qual trabalhou com o descarte do lixo e os possíveis materiais que podem ser aproveitados a partir da matéria-prima de latas e embalagens tetra pak. Idosos participantes da Unati encontraram uma alternativa para o material reciclável: transformá-los em enfeites.

Outro grupo, por exemplo, trabalhou com o tema “Sapi-ência – o mundo dos sapos, das rãs e das pererecas” com mais de 20 estudantes da Escola Estadual Judith Viana. A integrante Tássia Brito informou que o projeto procurou desmistificar alguns mitos envolvendo sapos. Aproveitando o conhecimento dos alunos da escola, os acadêmicos diferenciaram a morfologia dos sapos, das rãs e pererecas, e incentivaram os alunos a fazerem desenhos do que aprenderam.

No encerramento, Profa. Luisa falou sobre os “encantamentos possíveis” com a realização dos projetos, uma vez que contribuíram para o ensino das temáticas às crianças, adolescentes e idosos; mas também para a formação dos próprios licenciandos.

Apresentações musicais feitas pelos próprios acadêmicos também ganharam destaque durante o evento.