Liga Acadêmica de Oftalmologia promove atividade prática de Anatomia Ocular

Em estudo, alunos de Medicina realizaram dissecação em olhos de boi para entender o tema

A Liga Acadêmica de Oftalmologia da UNIFAL-MG (LAOFT-UNIFAL) realizou no dia 18/04, a primeira aula de Dissecação de Olhos de Boi, atividade prática destinada ao aprendizado da Anatomia Ocular. A aula foi realizada no Laboratório 1 de Anatomia da Universidade, para 20 discentes do curso de Medicina, sendo que 10 alunos participaram da atividade no horário das 17h e outros 10 participaram no horário das 19h. Cada grupo foi monitorado por quatro integrantes da LAOFT-UNIFAL. No horário de 17h, os alunos monitores foram Milton, Raissa, Stela e Jhonatan, enquanto no horário das 19h, Samuel, Thiago, Pedro e Alexandre foram os monitores.

"Dado que o olho humano é de pequeno tamanho e não há peças naturais para seu estudo, o olho de boi é utilizado pelo tamanho adequado para estudo e grande semelhança anatômica com o humano. Trata-se de uma atividade importante para fixar conceitos e para um maior entendimento do tema", destaca a professora do curso de Medicina, Flávia Beatriz de Andrade Oliveira Ribeiro.

Antes do início da parte prática, todos acompanharam a aula da professora Flávia acerca do tema, possibilitando uma integração teórico-prática para a realização da dissecação da maneira adequada.

A aula assistida está disponível por meio da Rede de Ensino e Pesquisa, pois é parte do curso de Saúde Ocular na Atenção Básica, projeto da LAOFT-UNIFAL. Confira!

Conforme a docente, em seguida foram realizadas as dissecações, baseadas em material próprio confeccionado com base em material da Universidade de Western Washington, de domínio público, disponibilizado pelo professor Geraldo Fernandes, a quem a Liga agradece pela atenção e ajuda. "Gostaríamos de agradecer também a todos os participantes, ao Departamento de Anatomia da UNIFAL-MG, por ceder sua estrutura física e os materiais necessários para a dissecação, ao frigorífico da cidade de Alfenas, em especial ao médico veterinário Juarez Mariano, pela atenção e disponibilidade em doar os olhos de boi para a atividade", ressalta Flávia.

Galeria de imagens

Com informações e fotos: Flávia Beatriz de Andrade Oliveira Ribeiro, professora do curso de Medicina da UNIFAL-MG