Literatura, história e cultura foram temas discutidos em Conferência Humanística

Versão para impressãoEnviar por email
A 3ª edição do evento recebeu professor da USP especialista em literatura brasileira

Na noite da última quarta-feira (07/02), a UNIFAL-MG, por meio do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), recebeu o professor da Universidade de São Paulo (USP), João Adolfo Hansen, para uma palestra na 3ª edição das Conferências Humanísticas, no auditório Dr. João Leão de Faria, em Alfenas.

O Prof. João, convidado pelo coordenador do evento, Prof. Marcos Roberto de Faria e acolhido também pelo diretor do ICHL e reitor eleito, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, é referência em estudos comparados de literatura de língua portuguesa e possui vasta experiência em teoria literária, além de ser autor e coautor de muitas obras especializadas no tema. Abordando o tópico da conferência, “Literatura: Historicidade, Valores democráticos e Crítica – Algumas reflexões para a Universidade Pública hoje”, o palestrante articulou sua explanação com base nos valores relacionados à ficção literária.

Utilizando de exemplos da literatura nacional, como “O Guarani” de José de Alencar e “Grande Sertão Veredas” de Guimarães Rosa, o professor da USP levou o público a refletir sobre a função da leitura literária e quais são os sistemas de representação que esse texto transforma a partir do seu efeito no leitor. Para ele, como vivemos sociedades extremamente reprimidas e repressoras, o contato com formações históricas diferentes, colocadas em cena pelos autores, é, quase sempre, uma liberação de nós mesmos. “Me parece que os grandes escritores, possuem o valor de por em cena essa representação de todos os outros regimes discursivos para construir um ‘possível’ que é crítico da realidade de quem o lê. A literatura é política nesse sentido, não porque ela é de esquerda ou de direita, mas por afirmar o possível.”, explicou.

De acordo com ele, o conceito de verossimilhança é dependente de opiniões, crenças e conhecimento científico e filosófico que configuram o que as pessoas de determinada época acreditam ser realidade. “A ficção é produto do ato de fingimento e por isso ela limita a vida. No entanto, ela também transforma as representações que nós temos da realidade, numa forma que, por ser simbólica, é uma forma artificial que não é verdadeira, nem falsa. Dessa forma, eu acredito que quando falamos em termos culturais, estamos falando também em termos políticos de um período específico.”, afirmou o Prof. João.

As Conferências Humanísticas constituem um evento proposto e criado pelo ICHL, com o objetivo de promover um espaço de excelência para a reflexão crítica sobre importantes temas da sociabilidade humana, da ciência e da cultura. Com edições contínuas, ocorrem de forma solo ou associada a outros projetos, privilegiando a interlocução com nomes de referência das humanidades, do mundo social, cultural e científico, no Brasil e no exterior.

Esta 3ª edição foi um evento único em copromoção do ICHL e o Programa de Pós-Graduação em Educação da Instituição com o grupo de pesquisa “Filosofia, História e Teoria Social”, do CNPQ.

Galeria de imagens