Livro produzido na UNIFAL-MG gera reportagem sobre ruralidade dentro das cidades

Confira um dos temas da obra que reúne pesquisas geográficas na região Sul de Minas

O livro "Dinâmicas geográficas do Sul de Minas”, organizado pelas professoras Marta Marujo Ferreira e Ana Rute do Vale, do curso de Geografia, lançado no dia 27/03 na UNIFAL-MG, ganhou repercussão em reportagem da EPTV. Uma equipe da emissora esteve na sede da Universidade conversando com os professores envolvidos nas pesquisas tratadas na obra.

Elaborado com a finalidade de comemorar os 10 anos do curso de Geografia, celebrados em 2016, o livro reúne resultados de pesquisas desenvolvidas por professores e alunos do curso, vinculados ao Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais (GERES) e ao Grupo de Pesquisa em Análise Espacial e Dinâmica Ambiental (GAEDA).

Entre os temas abordados na obra, a reportagem deu destaque para a ruralidade dentro das cidades, um aspecto comum na região, onde moradores de muitos municípios conseguem manter atividades típicas do campo. "Do ponto de vista econômico, muitas cidades têm uma população urbana, mas essa população urbana trabalha no campo, então a população economicamente ativa desses municípios, agrícola, às vezes é maior do que a população rural, porque a ruralidade também está presente na cidade, então seria essa definição em linhas gerais", comentou o professor Flamarion Dutra Alves, na reportagem.

Utilizando imagens de cidades da região, a matéria mostra a importância do Lago de Furnas para o desenvolvimento do Sul de Minas e exemplifica que a partir da inundação de parte das estradas de ferro, abriu-se caminho para o investimento em rodovias, como a Fernão Dias, por exemplo, fato reforçado na fala do professor Evânio dos Santos Branquinho.

A apresentação da proposta da obra na reportagem foi feita por uma das organizadoras do livro, professora Ana Rute do Vale.

Confira a reportagem, que foi ao ar no dia 04/04:

Reportagem também disponível no portal do G1 Sul de Minas, link: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/livro-reune-dados-coletados-durante-10-anos-pela-unifal-sobre-caracteristicas-geograficas-do-sul-de-mg.ghtml