Livro registra as várias ideias produzidas pelo projeto Marolo em Paraguaçu

UNIFAL-MG é uma das parceiras das ações que promovem a valorização do fruto

O lançamento do livro “Marolo – Um fruto, várias ideias!” no início do mês de julho, em Paraguaçu-MG, coroou a importância e o reconhecimento de projetos desenvolvidos em parceria com a UNIFAL-MG, que contribuem para melhorar o cultivo e aproveitamento do fruto na região Sul de Minas. A obra, organizada pelos paraguaçuenses Gilmara Aparecida de Carvalho e Sandro Adauto Palhão, em parceria com a museóloga da Universidade, Luciana Menezes de Carvalho, registra diferentes formas de ver e construir conhecimentos em torno do fruto.

Docentes da UNIFAL-MG envolvidos em projetos científicos, sociais e culturais participaram da cerimônia realizada no Teatro Municipal de Paraguaçu “Donato Leite de Andrade”, na noite do dia 08/07, oportunidade em que foi evidenciada a relevância do fruto, bem como a sua história na cidade, a sua influência na cultura local e o impacto na vida de pessoas daquela comunidade que utilizam o marolo como forma de subsistência.

Os capítulos reúnem artigos, notícias e estudos acadêmicos, bem como receitas culinárias, produções escolares e fotografias, que retratam desde os primeiros passos do projeto, iniciado em 2007, até as atividades realizadas no ano de 2013. Vale salientar que a publicação apresenta a participação contundente de alunos e professores da UNIFAL-MG cujas ações propiciaram, por meio da pesquisa e da extensão universitária, elevar os aspectos científico, social e cultural do marolo.

Em meio às homenagens aos parceiros que ajudaram na trajetória do projeto, a organização ressaltou a parceria com a Universidade. “A consolidação da parceria da UNIFAL com a EMATER-MG resultou, entre outros, na publicação da cartilha ‘Processamento artesanal do Marolo’, fortalecendo as ações do projeto de extensão universitária ‘Marolo: gerando trabalho e renda’. Agradecemos os docentes e discentes deste importante estabelecimento de ensino e formação”, enfatizaram. Para receber a homenagem, foram convidadas: a pró-reitora de Extensão, Profa. Eliane Garcia Rezende; e a pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, Profa. Maria de Fátima Sant’Anna, destacada pela organização como uma “grande entusiasta e incentivadora do projeto”. O professor Cláudio Umpierre Carlan, também participou da cerimônia, ocasião em que representou o colega, Prof. Pedro Paulo Funari da UNICAMP, docente convidado do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica da UNIFAL-MG, que subscreveu o prefácio do livro.

Além da museóloga Luciana Menezes de Carvalho, assinam alguns dos capítulos da obra, os professores: Marcelo Polo, Marcelo Lacerda Rezende, Flávia Della Lúcia, Virgínia Donizete de Carvalho, Ana Carolina Guerra e Valéria Cristina Ribeiro Vieira.

O projeto Marolo teve origem no ano de 2007, quando para atender a temática do ano ibero-americano de museus a ser comemorado no ano de 2008, Gilmara Carvalho, à época, funcionária do Museu Municipal Alferes Belisário de Paraguaçu, convidou o então voluntário do museu, Sandro Palhão, para desenvolverem o tema  “Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento”.  A partir de então, iniciaram-se as pesquisas sobre o fruto e as parcerias se estabeleceram. Cabe lembrar que entre os diversos projetos de extensão com interface na pesquisa sobre o marolo, envolvendo pesquisadores e alunos de pós-graduação e, também, alunos de graduação inseridos na Iniciação Científica da UNIFAL-MG, destacam-se:

• "Marolo: gerando trabalho e renda", coordenado pela Profa. Flávia Della Lucia da Faculdade de Nutrição;
  • “Cadeia Produtiva do Marolo (Annona Classiflora): Atividades de Pesquisa e Extensão do Sul de Minas Gerais”, coordenado pela Profa. Luciana Azevedo, também da Faculdade de Nutrição;
  • “O processo de incubação em cooperativas populares e a percepção de valores do trabalho”, coordenado pela Profa. Virginia Donizete de Carvalho, da área de Ciências Econômicas, com especialização em Psicologia Social, do campus Varginha;
  • “Análise química da polpa e compostos voláteis em frutos de Marolo” e “Germinação de sementes do Marolo”, estudos realizados sob a orientação do Prof. Marcelo Polo, da área de Ciências Biológicas.

Interessados em adquirir o livro, podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação de Cultura de Paraguaçu, pelo telefone: (35) 3267-1664.

Com informações: Gilmara Aparecida de Carvalho, uma das organizadoras do livro
Fotos: Foto Araújo e arquivo pessoal do projeto

A seguir, confira a reportagem sobre o livro repercutida pelo Jornal da EPTV, no dia 08/07:

Reportagem também disponível no portal G1 Sul de Minas, link: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/jornal-da-eptv-2edicao/videos/v/historia-do-marolo-agora-esta-registrada-em-livro-em-paraguacu-mg/5995284/