Projeto "Madrigal na Escola Rural" realizará Recital de Encerramento

Dia 11/12, das 14 às 16h, no auditório Dr. João Leão de Faria

Encerrando as atividades do ano de 2015, projeto de extensão "Madrigal na Escola Rural" promoverá Recital de Encerramento das atividades no dia 11/12, das 14 às 16h, no auditório Dr. João Leão de Faria, evento que reunirá os alunos participantes do projeto, professores e pais.

Ao todo, cinco escolas, com aproximadamente 200 alunos, participam do projeto.

O "Madrigal na Escola Rural" tem origem em uma demanda da Secretaria Municipal de Educação de Alfenas, diante da receptividade e dos efeitos positivos que o 'Madrigal na Escola' propiciou aos alunos das escolas envolvidas, no curto tempo de execução da ação, durante o ano de 2014. "Ambos os projetos, contemplados pelo Edital Proext MEC/SESu, em 2014 e 2015, são desenvolvidos dentro de uma mesma concepção - além do aprimoramento da percepção musical e o desenvolvimento cultural e artístico dos alunos, o Madrigal na Escola Rural toma para si a responsabilidade de minimizar a carência de eventos culturais dessa natureza, na zona rural, e proporcionar a inserção das comunidades envolvidas no âmbito da Universidade", conta a servidora Maria de los Angeles Ballesteros, coordenadora do projeto.

De acordo com Delô, o objetivo é provocar nos alunos das escolas públicas municipais da área rural participantes, de forma semelhante ao que se observou durante o desenvolvimento do ‘Madrigal na Escola’: o sentimento de pertença à sua comunidade escolar, por meio de atividades que, não só, desenvolvem a acuidade musical, mas, principalmente, desenvolvem a disciplina, a atenção e o espírito coletivo. "O trabalho com um repertório voltado para a música folclórica, brasileira e africana, desenvolvido com técnicas de percussão corporal e realizado por meio de canto coral, abre a possibilidade de oferecer uma oportunidade de contato com manifestações artísticas e culturais de qualidade a um público carente de eventos dessa natureza", enfatiza.

As escolas participantes são: Escola Municipal Dr. Fausto Monteiro (Gaspar Lopes) – Escola Municipal Nicolau Coutinho (Bárbaras) – Escola Municipal Orlando Paulino da Costa (Muzambo) – Escola Municipal, Dr. João Januário Magalhães – CAIC (Vila Esperança) – Escola Municipal Profª Tereza Paulino da Costa (Pinheirinho); a maioria dos alunos são do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, mas também participam alunos de 1º, 4º e 5º ano e uma turma do 8º ano (Escola Municipal Orlando Paulino da Costa).

A equipe é composta por 10 bolsistas – alunos dos cursos de Biologia, Biotecnologia, Ciências Sociais, Enfermagem, Física, Fisioterapia, Geografia, Letras e Pedagogia - um pianista co-repetidor e um maestro-regente – contratados por meio de licitação e os coordenadores – o professor da História, Mario Danieli Neto e a TAE Maria de los Angeles Ballesteros.

"Queremos agradecer o inestimável e fundamental apoio dos professores e da Direção das escolas participantes, da Secretaria Municipal de Educação, da Proex/UNIFAL-MG e do MEC, por meio do Edital Proext MEC/SESu, sem o qual não seria possível o desenvolvimento do projeto que chega ao seu final com grande êxito", destaca Delô.

“Concerto de Natal” realizado em dezembro de 2014, durante o encerramento das atividades do projeto com alunos das escolas CAIC e Teresa Paulino de Alfenas

Informações: Maria de los Angeles Ballesteros, técnica-adminstrativa da UNIFAL-MG, coordenadora do projeto