Madrigal Renascentista da UNIFAL-MG representará o Brasil em Festival Internacional de Corais

Grupo foi convidado pela organização para participar da edição competitiva do concurso

O grupo vocal “Madrigal Renascentista” da UNIFAL-MG foi selecionado para representar o Brasil no AMERIDE Festival e Concurso Internacional de Corais, que acontecerá de 19 a 24/08/2013, em São Lourenço-MG.

Em 2012, os integrantes participaram da seção festival - não competitiva - do encontro, oportunidade na qual foram elogiados pela organização e convidados a competirem na edição deste ano.

Confira a Carta de Aceite enviada pela Diretoria do AMERIDE

AMERIDE

A organização é o resultado de um enlace estratégico binacional, Brasil-Venezuela, que tem por objetivo realizar um evento competitivo e socioeducativo de alta qualidade vocal e organizacional, por meio da convocação de grupos corais nacionais e internacionais, atuando em diversos espaços da cidade e com participação ativa dentro do Seminário Internacional, com o propósito de promover, difundir e realçar a música coral entre a população de São Lourenço e contribuir para o acesso à arte polifônica. Com o apoio de uma equipe multidisciplinar e binacional a organização AMERIDE estabelece suas bases fundamentais, com a anuência incondicional da professora, maestrina e diretora de Cultura de São Lourenço, Maria Bernadete Guimarães.

Acesse a página do AMERIDE, para mais informações: www.ameride.net/site/

MADRIGAL RENASCENTISTA

Composto por 18 pessoas, entre servidores, alunos da universidade e pessoas da comunidade de Alfenas-MG, o madrigal é um projeto de Extensão na área de Cultura, coordenado pela servidora técnica-administrativa Maria de los Angeles de Castro Ballesteros (Delô), da Pró-Reitoria de Extensão, sob a regência do maestro Thiago de Moraes.

Madrigais são tipos especiais de coral que utilizam a técnica suave e o timbre uniforme, possibilitando a interpretação tanto de canções populares brasileiras quanto peças renascentistas.

É praxe nas apresentações do grupo que as músicas apresentadas sejam explicadas ao público, de forma a fazer com que todos compreendam seu significado e contextualização.

Ouça uma canção africana interpretada pelo Madrigal Renascentista da UNIFAL-MG