Maior evento do setor farmacêutico de Minas premia estudo da Universidade

Trabalho desenvolvido por Mayara Macedo da Farmácia foi contemplado em evento do CRF/MG

Um estudo que avalia os efeitos da ingestão do óleo extraído da semente do baru na prevenção de doenças relacionadas com o aumento de lipídios (gordura) sanguíneos, desenvolvido por uma aluna da UNIFAL-MG, foi premiado durante o 14º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais, que aconteceu em Belo Horizonte, de 10 a 12/08.

Fruto de uma iniciação científica voluntária desenvolvida por Mayara Regina Macedo, do 6º período do curso de Farmácia, no Laboratório de Bioquímica Clínica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, o trabalho se relaciona ao projeto desenvolvido pela egressa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas - PPGCF, Mayara Athina Reis, durante o curso de mestrado.

Para desenvolver o estudo intitulado “Avaliação dos efeitos do óleo de baru sobre a peroxidação lipídica em ratos dislipidêmicos”, a acadêmica contou com a orientação da Profa. Fernanda Borges de Araújo Paula, e, além da egressa do PPGCF, Mayara Reis, recebeu a colaboração também de André Luiz Machado Viana (TAE e doutorando do PPGCF); Prof. Bruno César Correa Salles (egresso do PPGCF); Profa. Stella Maris da Silveira Duarte e Profa. Dra. Maria Rita Rodrigues.

Conforme relata no estudo, o que motivou a pesquisa sobre o tema foi o fato do óleo, obtido das amêndoas de baru, ser popularmente utilizado tanto na culinária como na medicina popular e preventiva no cerrado brasileiro. “Embora exista alguns relatos de estudos envolvendo respostas metabólicas frente a ingestão de amêndoas de baru em modelos animal e humano, há carência de informações científicas a respeito dos efeitos biológicos do óleo extraído dessas amêndoas”, expõe a estudante, acrescentando que o objetivo foi avaliar os efeitos da ingestão do óleo extraído da semente do baru (Dypterix alata Vog.) sobre o perfil lipídico e peroxidação lipídica em ratos dislipidêmicos.

A apresentação do trabalho ocorreu na modalidade pôster no congresso organizado pelo Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais – CRF/MG, maior evento do setor farmacêutico do estado, que reuniu em sua programação científica mais de 70 cursos, minicursos, palestras e oficinas ministrados por congressistas renomados.

Mayara viu seu nome revelado entre as cinco autoras premiadas no estande do CRF/MG, recebendo o certificado das mãos da vice-presidente do Conselho Regional, também presidente do congresso, Elaine Coelho Baptista. A acadêmica foi contemplada com um curso oferecido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade – ICTQ.

O portal do CRM/MG também divulgou notícia sobre os trabalhos premiados. Acesse aqui!

Com informações: Fernanda Borges de Araújo Paula, professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, orientadora da aluna premiada
Foto: divulgação do 14º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais