Maior revista da área de Fisioterapia do país concede Menção Honrosa à UNIFAL-MG

Artigo desenvolvido no mestrado da Universidade foi o mais lido entre os anos de 2015/2016
Leonardo Costa (UNICID), Profa. Simone Botelho (UNIFAL-MG), Paula Camargo (UFSCar) e Sérgio Fonseca (UFMG)

A UNIFAL-MG recebeu Menção Honrosa durante encontro de coordenadores de cursos de pós-graduação na área de Fisioterapia, realizado pela Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia, em Campinas-SP, entre os dias 17 e 19/05. A homenagem foi feita pela Revista Brazilian Journal of Physical Therapy, devido aos 8.000 downloads de artigo desenvolvido no mestrado da área de Fisioterapia na Universidade. “Intra and inter-rater reliability study of pelvic floor muscle dynamometric measurements” foi o trabalho mais lido dos anos de 2015 e 2016.

“Foi uma honra muito grande e uma surpresa, porque eu estava junto a profissionais de todas as áreas de Fisioterapia e com os pesquisadores mais renomados de todas as instituições do país”, conta a professora Simone Botelho, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UNIFAL-MG.

O artigo de destaque trata do desenvolvimento de um teste de confiabilidade do equipamento que seria utilizado para realizar o projeto de pesquisa “Realidade Virtual para o Treinamento dos Músculos do Assoalho Pélvico”, hoje, tão comentado na mídia pela sua proposta inovadora para os exercícios de reeducação dos músculos do assoalho pélvico, ganhando prêmios e reconhecimento pelos profissionais da área.

De acordo com a coordenadora, a homenagem confirma a seriedade dos pesquisadores envolvidos com a área da Saúde da Mulher, que representa área de atuação da Fisioterapia reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia em Saúde da Mulher (Resolução 372/2009 - Reconhece a Saúde da Mulher como especialidade do profissional fisioterapeuta e dá outras providênicas). "Dentre as áreas de atuação fisioterapêutica, a Saúde da Mulher tem crescido muito em números de pesquisadores e aqueles que se dedicam ao atendimento clínico, e mostrado que os profissionais que nela atuam, investem muito em pesquisa, para embasar tudo que a gente vem realizando na prática clínica com os pacientes”, salientou.

Editada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e indexada internacionalmente, a Revista Brazilian Journal of Physical Therapy é a maior revista da área de Fisioterapia do país.

Fotos: Simone Botelho, professora-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UNIFAL-MG.