Matrícula de calouros movimenta a Universidade

Ingressantes compartilham por que escolheram a UNIFAL-MG e falam de expectativas

Nos dias 03, 06 e 07/02, a UNIFAL-MG em Alfenas, em Poços de Caldas e em Varginha, recebeu novos alunos para a realização da matrícula no primeiro semestre de 2017. O hall do prédio V, na sede, onde se localiza o Departamento de Registros Gerais e Controle Acadêmico (DRGCA), esteve movimentado com a presença dos ingressantes acompanhados dos pais, onde também foram acolhidos pelos veteranos dos cursos.

Durante os três dias de matrícula dos selecionados na Chamada Regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a equipe do DRCA em Alfenas, liderada pela diretora Vanja Myra Barroso Vieira da Silveira, recebeu os calouros dos cursos de Biomedicina, Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia e Química, efetivando o primeiro registro dos recém-chegados na vida acadêmica.

No local, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), preparou um espaço de boas-vindas e integração, com o apoio da representação estudantil de cada curso e projetos de extensão.

De Caçapava-SP, veio Lucas Mariz Silva, de 18 anos, que vai cursar Física e conta por que escolheu a UNIFAL-MG. “Por influência do meu irmão que já cursa Geografia aqui e falava bastante da Universidade, eu acabei escolhendo ficar aqui também”, revela. Lucas explica que sempre teve vontade de fazer Física. “Tem uma frase muito interessante, que eu vejo na internet, que diz que ‘a física é a poesia do mundo e a matemática é a língua, é o idioma que é escrito’. Eu sempre fui curioso para entender como funciona essa parte do mundo, os fenômenos naturais, seja por termodinâmica, por mecânica ou por métrica. Sempre tive essa curiosidade de desvendar esses mistérios, ainda mais porque é uma área em expansão”, justifica.

Outro estudante que escolheu fazer Física na Instituição foi Samuel Hannas, de 19 anos, da cidade de São João del-Rei-MG, que ficou empolgado com a acolhida dos veteranos. “É sempre bom ser bem acolhido nos lugares em que a gente chega. A galera é recepcionista 'pra caramba'”, comentou, ressaltando que já tinha ouvido falar muito da UNIFAL-MG e que sua escolha pela Instituição se deu pela qualidade e pela localização.

Ana Carolina da Silva tem 20 anos, é carioca e residente em Petrópolis-RJ. Mas a distância não foi obstáculo para que ela escolhesse fazer Letras na UNIFAL-MG. “Sou carioca e fui criada no interior de São Paulo, em Amparo. Com 18 anos, voltei para o Rio. Sempre quis ser atriz e escritora. Quando eu me joguei um pouco nesse mundo, eu percebi que preciso de alguma coisa que me dê uma base, uma profissão certa. Eu já sabia da UNIFAL-MG, porque lá em Amparo muita gente falava. Quando recebi a nota, comecei a pesquisar sobre a cidade de Alfenas no Facebook, nos grupos e encontrei algumas meninas que começaram a conversar comigo. Elas foram muito simpáticas e me influenciaram a escolher fazer Letras aqui. Fiquei empolgada com as informações que elas passavam. Estou emocionada de estar aqui, em uma faculdade federal”, compartilhou.

Para cursar Medicina, veio de Araraquara-SP, Felipe Damico Kotzent, de 23 anos, que contou sobre sua conquista de passar no processo seletivo para fazer algo que ele sempre quis fazer. “Sempre quis fazer Medicina e durante seis anos de cursinho, a gente às vezes pensa em desistir. Mas enfim passei e estou muito esperançoso com relação ao curso aqui e à cidade”, relata, acompanhado pela namorada Ana Sanchez. Quanto à escolha pela UNIFAL-MG, Felipe explica: “Eu tinha algumas opções no Enem, mas como eu já tinha ouvido falar muito bem daqui e por ser federal, eu fiquei muito animado para vir para cá”.

Em Poços de Caldas e em Varginha, respectivamente, foram recebidos os ingressantes dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia.

2º Ciclo de Ocupação de Vagas

Os interessados em concorrer a uma vaga não ocupada na Chamada Regular do Sisu deverão manifestar interesse na Lista de Espera do Sisu até sexta-feira, 10/02, pelo endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br. Após essa manifestação, os candidatos deverão realizar a Confirmação Online de Interesse na Lista de Espera da UNIFAL-MG, no período de 17/02 a 22/02, na página http://www.unifal-mg.edu.br/app/copeve/listaespera (somente para o curso correspondente à 1ª opção de vaga).

A UNIFAL-MG fará, após a matrícula ou registro acadêmico dos candidatos selecionados no Segundo Ciclo de Ocupação de Vagas, sucessivas Chamadas da Lista de Espera da UNIFAL-MG a partir do dia 02/03.

No Segundo Ciclo de Ocupação de Vagas, em função do número de vagas a ser ocupado e do número de candidatos para vagas remanescentes, poderá ou não ocorrer Sessão Pública de confirmação de Vaga.

As Normas para Participação da Sessão Pública serão publicadas aqui.

Galeria de imagens: