Meio-passe estudantil é tema de reunião entre autoridades em Poços de Caldas

Pró-reitora adjunta se reuniu com vice-prefeito para assegurar direito universitário

Com o objetivo de discutir alternativas para melhor atender a demanda de transporte estudantil, bem como assegurar o direito ao meio passe, a assistente social e atual pró-reitora adjunta de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE) da UNIFAL-MG, Anayara Raissa Pereira de Souza, esteve em reunião na terça, 10/04, com o vice-prefeito municipal de Poços de Caldas, Flávio Faria, o promotor Renato Maia e representantes da Circullare, empresa responsável pelo transporte coletivo do município.

Segundo ela, foi criada uma comissão composta pelos movimentos estudantis da UNIFAL-MG, PUC Minas e IF Sul de Minas, para pressionar as autoridades locais de modo a se comprometerem e viabilizarem meios para a efetivação do transporte público aos estudantes universitários com o desconto de 50% no valor da passagem. Tal fato é assegurado pela lei municipal nº 8.846/2012, no entanto, a maioria dos estudantes encontra dificuldades para usufruir desse direito, sendo que no caso dos alunos da UNIFAL-MG campus Poços de Caldas a situação é ainda pior: “Atualmente, existe apenas uma linha especial, no horário das 7h30, em que nossos estudantes conseguem pagar a passagem com o desconto. Nos demais, eles pagam o valor total de R$3,60, sendo que há previsão de aumento para R$3,80.”, contou Anayara.

Dessa forma, as coordenadorias de assuntos estudantis das instituições de ensino superior presentes em Poços de Caldas e os vereadores Lucas Arruda e Maria Cecília Figueiredo Opípari, se reuniram com a comissão do movimento estudantil, na Casa dos Conselhos, na tarde de 11/04, a fim de esclarecer a legislação vigente e colaborar com as estratégias de manifestação dos estudantes. A pró-reitora adjunta da PRACE esclareceu que a questão é de extrema importância e é preciso apoiar a luta dos estudantes pelo meio passe, “uma vez que o gasto com transporte é um dos aspectos que interfere diretamente na permanência estudantil na Universidade”.

O ato dos estudantes pelo meio passe acontece nesta sexta-feira, 13/04, às 16h, e a concentração será no Coreto da Praça Pedro Sanches, no centro de Poços de Caldas.

Com informações: Anayara Raissa Pereira de Souza, pró-reitora adjunta de Assuntos Comunitários e Estudantis da UNIFAL-MG