Membros da Comissão de QVT visitam novas instalações do Studio Pilates

Versão para impressãoEnviar por email
Atividades serão realizadas pelo projeto de extensão "Pilates: prevenção e reabilitação"

No dia 10/08,  os membros da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho do Servidor da UNIFAL-MG: Evandro Monteiro de Sá Magalhães, médico e presidente da comissão; Aparecida Azola Costa Ribeiro e Ribeiro, enfermeira do trabalho; Denis Magalhães, médico e chefe do Centro Integrado de Assistência ao Servidor (CIAS) e Julio Cesar Barbosa, pró-reitor de Gestão de Pessoas, visitaram as novas instalações do Studio Pilates na Unidade Educacional Santa Clara. 

As professoras do curso de Fisioterapia da Escola de Enfermagem, Andreia Maria Silva e Juliana Bassalobre Carvalho Borges participaram da recepção aos visitantes.

De acordo com a Profa. Andreia, o estúdio é focado na reabilitação dos servidores da Instituição. "O projeto de extensão 'Pilates, prevenção e reabilitação' vai trabalhar na reabilitação do servidor que passará por uma avaliação postural. Através desta avaliação, verificaremos quais os exercícios indicados para a pessoa. Os equipamentos são dinâmicos com enfoque na musculatura de powerhouse, que é a musculatura abdominal, explicou. 

O médico Evandro, destacou a importância do pilates na qualidade de vida dos servidores. "O pilates tem tido uma visibilidade muito grande, pois é uma oportunidade de melhorar em ponto de vista físico e reabilitar também, em relação aos problemas crônicos, principalmente a dor crônica, que é um dos pontos mais importantes para o indivíduo. A dor limita uma série de atividades, no ponto de vista emocional, no ponto de vista de rendimento, e o pilates tem essa função também, de melhorar esses aspectos e com isso ter uma melhor saúde, uma melhor qualidade de vida no trabalho", ressaltou. 

"Na própria perícia teremos condições de encaminhar o servidor para o programa de reabilitação", comentou o médico Denis.  

Segundo Aparecida, enfermeira do trabalho, é importante frisar que o trabalho não tem que ser uma fonte de sofrimento, de doença, muito pelo contrário, ele tem que trazer prazer. 

Em conversa com a Assessoria de Comunicação Social (Ascom), o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Julio Cesar, ressaltou a representatividade do estúdio e gratidão com os que contribuíram para a concretização do projeto. "Promovendo a adoção de um estilo de vida saudável e investindo na estrutura, contribuiremos para que tenhamos servidores mais satisfeitos e saudáveis. O Programa de Qualidade de Vida no Trabalho é uma grande conquista institucional, um sonho que a cada dia vem se tornando realidade em nosssa Universidade. É importante registrar que tudo isso só está sendo possível devido ao esforço, à dedicação e ao empenho conjunto da equipe do CIAS/Progepe, da Comissão de QVT, Proex, Prace, bem como dos servidores e alunos das Unidades Acadêmicas envolvidos nos projetos de QVT que não têm medido esforços para continuar avançando cada vez mais. Como dizia Raul Seixas,'um sonho sonhado sozinho é um sonho, um sonho sonhado junto é realidade'. Por isso agradeço o empenho de todos e hoje, de modo especial, aos docentes e alunos do curso de Fisioterapia e Escola de Enfermagem, que tanto tem contribuído para efetividade do Programa de QVT dos servidores", disse

As atividades do projeto iniciarão no dia 15/08. Interessados entrar em contato pelo telefone (35) 3701-1900. Vale lembrar que os servidores podem fazer a pré-inscrição até 12/08. 

Galeria de imagens