Mestrado em Enfermagem organiza workshop sobre Estágio Docente

Possibilidades e desafios na área foram debatidos durante as atividades

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGENF da UNIFAL-MG, por meio dos professores Denis da Silva Moreira e Silvana Maria Coelho Leite Fava, e da pós-doutoranda Adriana Olímpia Barbosa Felipe, organizou o Workshop “Estágio Docente: possibilidades e desafios” na Universidade, no dia 27/06.

Dividido em dois momentos, a primeira atividade do evento uma webconferência que contou com a expertise da professora Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves, da área de Educação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. "A webconferência possibilitou uma reflexão sobre a relevância do estágio docente, suas possibilidades e desafios no processo  ensino-aprendizagem do pós-graduando no âmbito da docência", destacou Prof. Denis.

No segundo momento, os discentes do PPGENF, que realizaram o Estágio Docente no segundo semestre de 2016 e primeiro de 2017, apresentaram um relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas e a contribuição do Estágio Docente para a sua formação profissional.

De acordo com o professor Denis, o evento favoreceu a aproximação entre docentes e discentes no intuito de promover um diálogo sobre as atividades desenvolvidas no Estágio Docente. "A oportunidade possibilitou aos discentes serem protagonistas ao relatar as suas experiências no processo de formação para a área de docência, bem como o aprimoramento de ações mais efetivas no processo ensino-aprendizagem, capazes de atender aos anseios da formação de docência em um curso de pós-graduação", concluiu.

Vale destacar que o Estágio Docente é uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem que visa colaborar no processo de formação do pós-graduando, nível mestrado, instrumentalizando-o para a docência, contribuindo para melhorar a qualidade do ensino de graduação.

Galeria de imagens

Com informações: Denis da Silva Moreira, professor da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG