Com apenas dois anos de implantação, Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais da UNIFAL-MG se destaca em número de defesas

O programa também tem chamado a atenção dos alunos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

Em dois anos de existência, o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPG-CEM), oferecido pela UNIFAL-MG no campus de Poços de Caldas, se destaca em relação ao número de alunos que já defenderam suas dissertações e, também, de acadêmicos do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia interessados em fazer o mestrado.

Sob a coordenação da Profa. Neide Aparecida Mariano e da vice-coordenação da Profa. Sylma Carvalho Maestrelli, o programa é constituído por um corpo docente formado por 14 doutores que, juntos, trabalham na busca pela formação de recursos humanos qualificados para o desenvolvimento de estudos de natureza científica e tecnológica, à docência, à pesquisa e ao exercício profissional especializado. Dessa forma, durante dois anos, os mestrandos são preparados para atuar em indústrias, institutos de pesquisa e também em ambientes acadêmicos.

O mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais possui área de concentração em Desenvolvimento, Caracterização e Aplicação de Materiais, apresentando quatro linhas de pesquisa: Ligas metálicas para aplicações tecnológicas; Materiais e compósitos cerâmicos; Materiais amorfos e semicristalinos e Tecnologia de materiais aplicados à saúde.

De acordo com Profa. Sylma, desde o início das atividades no 2º semestre de 2011, o mestrado já registrou 33 alunos matriculados, dos quais, sete já apresentaram defesa, quantitativo elevado para um programa de pós-graduação recentemente implantado.

Além dos 7 egressos que defenderam suas dissertações, o programa também tem chamado a atenção dos alunos do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, que podem optar por participar do programa ao mesmo tempo em que cursam a Engenharia. “Os acadêmicos têm a oportunidade de obter 3 títulos diferentes, já que em 5 anos, podem se tornar bacharéis em Ciência e Tecnologia; engenheiros químicos, de minas ou ambientais, conforme escolha da área após concluir o ciclo de formação profissional do Bacharelado e, ainda, mestres em Ciência e Engenharia de Materiais”, afirma. Ainda segundo a vice-coordenadora, há diversos formandos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia que estão fazendo a graduação em Engenharia e o mestrado ao mesmo tempo, o que pode se tornar um diferencial em termos de currículo e mercado de trabalho.

Para saber mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPG-CEM), acesse: http://www.unifal-mg.edu.br/ppgcemateriais/home

Informações: Ana Carolina Araújo - jornalista da Assessoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG