Mestrado em Ciências Ambientais apresenta a 50ª defesa na UNIFAL-MG

Discente Lucas Batista de Souza defendeu estudo sobre espécie vegetal amazônica

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) alcançou a marca de 50 dissertações defendidas na Instituição, no dia 23/07, com a defesa apresentada pelo discente Lucas Batista de Souza.

A banca foi presidida pelo coordenador do programa, Prof. Breno Régis Santos, também orientador do discente, que na abertura, fez questão de agradecer a participação dos demais colegas que integraram a banca: o vice-coordenador do mestrado, Prof. Marcelo Polo, e o professor Wellington Marota Barbosa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS).

“Uma característica interessante é que essa é a 50ª defesa do PPGCA. Nós começamos em 2010 e já foram 50 defesas, e a 50ª é justamente a do Lucas”, enfatizou Prof. Breno.

Segundo o orientador, Lucas também é o primeiro aluno a concluir o mestrado em um período de 18 meses. “Isto para o programa é bom e ainda tem mais um detalhe: Lucas passou no doutorado”, ressaltou.

Focado na espécie vegetal amazônica paricá, o estudo do discente teve como tema “Análise da calogênese de paricá por modelos de regressão logística”.

Prof. Wellington Barbosa (IFSULDEMINAS), Prof. Breno Santos, acadêmico Lucas Souza e Prof. Marcelo Polo

O PROGRAMA

O Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) tem por objetivo formar e aprimorar recursos humanos com conhecimentos em ecologia das interações entre os organismos, o meio ambiente e a população humana, visando fomentar e consolidar pesquisas voltadas para o desenvolvimento do conhecimento na área ambiental, tanto sob um ponto de vista básico quanto aplicado, em ambos os casos com um enfoque de longo prazo voltado para o estudo dos impactos humanos no ambiente. O objetivo maior é oferecer soluções aos problemas causados por estes impactos sob diferentes pontos de vista, sempre de forma multidisciplinar.

As linhas de pesquisa são:

Diversidade Biológica e Conservação – estudos dos aspectos físicos e biológicos (atuais e pretéritas) dos ambientes naturais e antropizados. Análise da diversidade biológica nos níveis de genoma, populações, comunidades, ecossistemas e comportamento. Esses estudos visam, além do conhecimento teórico subsidiar, o estabelecimento de políticas de conservação.

Sociedade e Ambiente – caracterização física, biológica, humana, geo-histórica do ambiente e suas inter-relações. Os estudos e projetos desenvolvidos têm por objetivo entender a organização espacial destes elementos e propor medidas que visem o planejamento territorial em suas diversas dimensões, escalas de análise e unidades territoriais, bem como a preservação e recuperação dos recursos naturais.

Tecnologias Ambientais Aplicadas - busca tratar de forma multidisciplinar os conhecimentos relacionados a biotecnologia e fisiologia vegetal; tecnologias de produção vegetal; biorremediação ambiental; efeito biológico de princípios bioativos in vivo e in vitro; gestão de sistemas e produtos ambientais, bem como o aperfeiçoamento de ferramentas para caracterização, avaliação e monitoramento da toxicidade de amostras ambientais, desenvolvendo estratégias e soluções ambientalmente adequadas para a disposição e reciclagem de resíduos.

Mais informações sobre o programa, acesse: http://www.unifal-mg.edu.br/ppgca/