Mestrado em Ciências Biológicas inicia atividades na UNIFAL-MG

Programa promoveu aula inaugural na sexta-feira, 19/06

Discentes e docentes da área de Ciências Biológicas se reuniram para a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB) realizada na sexta-feira, 19/06, na sala R-102, com a presença do pesquisador Alexandre Barbosa Reis, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Para dar início à atividade, o coordenador do programa, Prof. Luiz Felipe Leomil Coelho, agradeceu aos presentes, entre os quais, o reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, que prestigou a aula. O coordenador também apresentou os docentes e discentes do novo mestrado; bem como o palestrante convidado, Prof. Alexandre Barbosa Reis, atuante nas áreas de Imunoparasitologia e Imunopatologia, com ênfase em Protozoologia, principalmente nos seguintes temas: imunopatologia, migração celular, leishmaniose visceral canina, Leishmania chagasi, cão, desenvolvimento de vacinas e métodos de diagnóstico.

A abertura contou ainda com a apresentação da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Eva Burger, que mostrou o contexto da Pós-Graduação da UNIFAL-MG, no qual o novo mestrado se insere. “É um momento muito feliz com o início da concretização de um sonho de um grupo de colegas”, destacou a pró-reitora.

Resumidamente, Profa. Eva falou da evolução da Pesquisa e da Pós-Graduação na Universidade, explicando o papel da Pró-Reitoria, o cadastro de pesquisadores e produções científicas em plataformas nacionais e as parcerias com agências de fomento:  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig),  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Na sequência, Prof. Alexandre Reis ministrou a aula inaugural sobre o tema “Imuno-estimulando jovens pesquisadores para a construção de imunobiológicos contra uma doença negligenciada” que relata a experiência do grupo de pesquisa de imunopatologia do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas da UFOP, na pesquisa e desenvolvimento biotecnológico de biomarcadores, vacinas, fármacos e kits de diagnóstico para Leishmaniose Visceral Canina.

Da bancada às prateleiras

O palestrante apresentou um panorama sobre a Leishmaniose Visceral, esclarecendo que a doença se manifestava em ambientes silvestres e rurais, acometendo raposas e gambás, mas que nos últimos anos se transformou em uma zoonose urbana, passando a atingir os cães. “É uma doença que está em plena expansão mundial, em função muito do que a gente tem observado nas últimas décadas do que tem ocorrido com o aquecimento global”, afirmou.

A Leishmaniose faz parte do rol de doenças negligenciadas da Organização Mundial de Saúde e segundo o pesquisador, o desafio é melhorar ferramentas para contribuir no controle da doença. “Nós precisamos, enquanto instituição de Pesquisa, produzir esse conhecimento para auxiliar na profilaxia dessa doença”, disse.

De acordo com Prof. Alexandre, o desenvolvimento de vacinas é uma das grandes alternativas para o controle da doença, principalmente, vacinas que possam ser utilizadas em programas de saúde pública e não comercializadas.

Com esse foco, o grupo de pesquisa coordenado pelo pesquisador na UFOP tem desenvolvido uma série de trabalhos ao longo dos anos, alguns dos quais, ganharam destaque em publicações que chamaram a atenção de indústrias. A partir desse interesse, surgiu a chamada “transferência de tecnologias”, levando uma das vacinas ao processo de industrialização pela empresa de biotecnologia do Brasil - Ouro Fino.

Sobre o Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas

O PPGCB da UNIFAL-MG, nível mestrado, foi aprovado pela Capes em 2014 e possui como objetivo geral formar um profissional capaz de utilizar os conhecimentos adquiridos para resolver às demandas científico-tecnológicas da sociedade nas áreas de concentração do programa, principalmente na região Sul de Minas.

Atualmente, o mestrado conta com 12 docentes permanentes e três colaboradores, responsáveis por ministrar aulas ao cinco discentes selecionados.

Saiba mais sobre o PPGCB