Mestrado em Ciências Farmacêuticas comemora 100 defesas na UNIFAL-MG

Larissa Incerti Santos de Carvalho foi a centésima discente a defender dissertação

Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) alcançou a marca de 100 dissertações defendidas na Instituição, na manhã desta sexta-feira, 20/11, com a defesa apresentada pela discente Larissa Incerti Santos de Carvalho.

A banca foi presidida pelo vice-coordenador do programa, Prof. Diogo Teixeira Carvalho, também orientador da acadêmica, que na abertura, fez questão de agradecer a participação dos demais colegas que integraram a banca: as professoras, Rozângela Magalhães Manfrini, da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e  Danielle Ferreira Dias, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG.

Na oportunidade, a coordenadora do PPGCF,  Profa. Vanessa Bergamin Boralli Marques, destacou a alegria de completar as 100 defesas, justamente, no ano em que o Programa completou 10 anos. "No nosso país hoje, onde a educação é tão pouco valorizada, um programa de pós-graduação que em dez anos chega ao número de formar cem mestres é uma coisa muito gratificante, então, você Larissa, hoje, representa todos os outros 99 alunos formados por esta casa e isso ainda é mais especial, porque você é uma egressa dessa casa, do curso de graduação”, enfatizou.

O PROGRAMA

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) é estruturado em uma única área de concentração, denominada Ciências Farmacêuticas, e quatro linhas de pesquisa, abrangendo a obtenção, identificação e avaliação de compostos bioativos de origem natural, o planejamento e síntese de novos fármacos, a avaliação biológica de substâncias de interesse farmacêutico de origem natural ou sintética, o estudo das propriedades físicas, químicas, físico-químicas de fármacos e medicamentos e o estabelecimento de metodologias de controle de qualidade, o desenvolvimento e  caracterização de novas formas farmacêuticas, a monitorização terapêutica e análises toxicológicas.

Todas estas atividades, inseridas na área das Ciências Farmacêuticas de maneira multidisciplinar e abrangente, torna o foco principal do Programa o estudo de novos fármacos e medicamentos como alternativas inovadoras para a solução de problemas terapêuticos.

As linhas de pesquisa são:

• Obtenção e avaliação de produtos naturais e sintéticos de interesse farmacêutico - abrange a obtenção, identificação e avaliação de produtos de origem natural, semi-sintética e sintética de interesse farmacêutico.
  • Atividade biológica de produtos de interesse farmacêutica - abrange estudos biológicos relacionados às atividades farmacológicas de produtos de interesse farmacêutico, tanto de origem natural quanto sintética.
  • Desenvolvimento e avaliação de fármacos e medicamentos - abrange o desenvolvimento e caracterização de novas formas farmacêuticas, o estudo de propriedades físicas, químicas e físico-químicas de fármacos e medicamentos e o desenvolvimento de métodos de controle de qualidade de fármacos e medicamentos.
  • Toxicologia e análise toxicológica - abrange a monitorização terapêutica, análises toxicológicas em matrizes biológicas e não biológicas e o desenvolvimento de metodologias analíticas e técnicas de preparo de amostras.