Programa de Pós-Graduação em Enfermagem realiza sua 50ª defesa de mestrado

Programa iniciou suas atividades em 2011

Ao final do primeiro semestre de 2016 o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) teve a satisfação de alcançar o número de 50 dissertações defendidas, por egressos da própria UNIFAL-MG e de outras instituições de ensino superior de Minas Gerais. As bancas de avaliação das dissertações foram constituídas por renomados docentes de instituições de ensino de graduação e de pós-graduação, públicas e privadas de Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal.

A coordenação do PPGENF se sente muito agraciada por mais esta conquista tão importante para o programa, pois comprova o comprometimento dos docentes e dos discentes no processo de formação de profissionais qualificados, cujos produtos vêm contribuir para a produção e difusão do conhecimento com impacto na prática profissional.

O PPGENF da Universidade oferece o curso de mestrado em Enfermagem, recomendado pela CAPES com conceito 3. Iniciou as suas atividades em agosto de 2011, com o propósito de atender ao processo de formação de profissionais graduados em Enfermagem e desenvolve as atividades em três linhas de pesquisa, a saber:

O processo de cuidar em Enfermagem

O cuidado de enfermagem é valorizado nos diversos níveis de atenção à saúde, fortalecendo a profissão, nos ciclos de vida com ênfase no cuidado de portadores de doenças crônicas e degenerativas. Utiliza fundamentos teóricos e metodológicos da relação enfermeiro paciente, no conhecimento especializado, bem como na religião e espiritualidade do indivíduo. O cuidado, como essência da profissão, fortalece essa linha.

Gestão em serviços de Saúde

Promover o uso de metodologia epidemiológica, visando à qualificação do processo de trabalho em saúde e a geração de conhecimentos com relevância loco-regional, nacional e internacional. Busca estimular o desenvolvimento de métodos para a investigação em questões de gerenciamento de serviços hospitalares e da atenção primária à saúde, na avaliação de serviços, na criação de softwares para gerenciamento de enfermagem.

Enfermagem e Saúde Materno-Infantil

De grande relevância na enfermagem é onde o enfermeiro presta cuidados com autonomia e eficiência, melhorando a qualidade de vida desse grupo. Promove investigações sobre os temas que afetam a saúde da criança e da mulher, nos diversos ciclos de vida: a criança no ciclo perinatal e neonatal, o pré-escolar e o escolar, considerando o crescimento e o desenvolvimento infantil. Enfatiza a atenção integral a saúde da criança, o estudo da violência infantil e a criança com doenças crônicas. Na área da mulher, promove pesquisa nas diversas fases da vida, com ênfase no ciclo reprodutivo, no aleitamento materno, câncer de mama e nas ações de rastreamento de câncer ginecológico e mamário e na violência doméstica.

Mais informações sobre o programa, acesse: http://www.unifal-mg.edu.br/ppgenfermagem/

Informações: Coordenação do Programa de Pós-graduação em Enfermagem