Mestrado em Química apresenta a 100ª defesa na UNIFAL-MG

Versão para impressãoEnviar por email
Dissertação defendida por Amanda Mendonça marcou a história do programa

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) alcançou a marca de 100 dissertações defendidas na Instituição. A discente Amanda Mendonça de Paula Santos marcou a história do programa, com a defesa do trabalho "Obtenção de complexos organominerais a partir de substâncias húmicas e nutrientes essenciais às plantas", realizada na sexta-feira, 10/03.

A banca foi presidida pelo professor Marcello Garcia Trevisan, que foi também o orientador da acadêmica. Também integraram a banca, os professores: Fábio Luiz Pissetti (UNIFAL-MG) e Maria Olímpia de Oliveira Resende (USP), que na impossibilidade de estar presente na data, participou via transmissão por webconferência.

No início da defesa, Amanda explicou como seu trabalho foi desenvolvido e a sequência da apresentação, começando pelo esclarecimento do que a levou a pesquisar o tema. “Diante do aumento da população, uma produção intensiva de alimentos vem sendo exigida, demandando investimentos em novas tecnologias de produção. Um dos maiores desafios da indústria é unir em um único produto matéria orgânica e os nutrientes essenciais às plantas, de maneira que esses nutrientes sejam liberados de forma controlada a fim de evitar a contaminação do solo e dos recursos hídricos causados pelos excessos desses nutrientes”, contextualizou.

O Programa de Pós-Graduação em Química da UNIFAL-MG é recomendado pela Capes com conceito 4 e oferece nos níveis Mestrado e Doutorado, quatro linhas de pesquisa: Físico-Química; Química Analítica; Química Inorgânica e Química Orgânica.

Outras informações na página do programa: http://www.unifal-mg.edu.br/ppgq/

Galeria de imagens