Mestrado em Gestão Pública e Sociedade ganha logomarca oficial

Conheça a proposta vencedora do concurso lançado pelo Programa

O Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade (PPGPS) ganhou uma identificação visual própria, com a criação de uma logomarca que reflete de forma clara e objetiva, a missão da pesquisa e formação dos pós-graduandos do mestrado.

Para a idealização da logomarca, a coordenação do Programa lançou um concurso no mês de novembro de 2016, por meio do Edital 02/2016. A marca vencedora foi proposta pela Empresa Júnior Agência Experimental Armazém, ligada ao curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS/MG).

O estudo de logo foi desenvolvido pela aluna Estéfani dos Reis, do segundo período do curso, sob a supervisão do professor Joel Corsini, gestor da empresa júnior, e do professor Daniel Viáfora, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda.

“O conceito apresentado busca remeter valores de excelência e, ao mesmo tempo, inovação na área de Gestão Pública”, destaca o grupo na proposta.

Conforme informações dos autores, os elementos utilizados na marca envolvem uma cidade, em forma de gráfico demonstrativo, para representar simbolicamente a Gestão Pública proativa, que deve trabalhar os recursos públicos com responsabilidade e ética, a fim de buscar os resultados positivos. “O alicerce para alcançar estes objetivos são representados através do livro, transmitindo a ideia do conhecimento adquirido durante o mestrado acadêmico na Universidade Federal de Alfenas, campus Varginha”, completam.

As cores utilizadas seguem a palheta da logo da UNIFAL-MG, para manter a identidade visual e institucional da Universidade, lembrando que o uso de cores frias, como o azul, remete à sabedoria, ao conhecimento e à busca pela inovação.

A Agência Experimental Armazém também explica a tipologia Trajan Pro, utilizada na proposta, segundo a qual, lembra períodos clássicos da história e, por meio do desenho serifado, “traz a ideia de segurança, força e credibilidade – itens imprescindíveis para quem trabalha com Gestão Pública”.

De acordo com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade, Prof. Wesllay Ribeiro, a logomarca traduz visualmente a personalidade da marca e faz com que o público se identifique.  “Ter uma identidade visual é possibilitar que a instituição se destaque do meio ao qual está inserida. É possibilitar que as pessoas possam identificá-lo pelos valores e méritos que a sua marca representa”, comenta.

A Comissão Julgadora do concurso foi constituída por membros permanentes do Colegiado do PPGPS, que realizaram a avaliação de acordo com critérios como relação com a finalidade do Programa, criatividade (inovação conceitual e técnica), originalidade (desvinculação de outras marcas existentes, exceto a logomarca da UNIFAL-MG), aplicabilidade nos diferentes meios de comunicação, e comunicação (concisão e universalidade).

A logomarca passa agora a ser propriedade exclusiva do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade e será utilizada em todos os eventos, folderes, cartazes, impressos, envelopes, website e outras situações definidas pelo Programa.

Saiba mais sobre o PPGPS